Youtube quer ajudar a construir marcas a partir de vídeos

28 de janeiro de 2020 às 11:53


Plataforma promove série de encontros entre agências, anunciantes e criadores e está com inscrições abertas para o prêmio Works Awards até sexta-feira (31)

Por Marina Oliveira

28 de janeiro de 2020 | 11:37

As inscrições para o YouTube Works Awards encerram nesta sexta-feira (31). A premiação, realizada pela primeira vez no país, tem como objetivo celebrar marcas, agências e profissionais, que estão sabendo fazer uso da plataforma de maneira inovadora, eficiente e criativa.

Marcella Campos, head de marketing do YouTube no Brasil (Divulgação)

De acordo com Marcella Campos, head de marketing do YouTube no Brasil, a plataforma é um espaço de consolidação das marcas. “No marketing, sempre entendemos o vídeo como uma forma de construir marca. Mas o YouTube, por ser uma plataforma de vídeo digital, é muito mais do que isso. No fim das contas acaba sendo uma solução completa para o funil. Você consegue gerar awareness, consideração e, inclusive, consegue fazer conversão”, diz.

Serão analisadas diferentes formas de publicidade no YouTube, desde os anúncios antes dos vídeos até a publicidade feita diretamente com os criadores de conteúdo. “Estamos falando de qualquer estratégia que se utilize da plataforma. Você pode, inclusive, trabalhar com criadores para montar sua estratégia. A gente tem soluções como o Creators Connect, que são de trabalho da marca com o criador. Tanto é que uma das categorias é Melhor Trabalho com Criadores”, explica.

O Creators Connect é um projeto do Google, que conduz um trabalho conjunto com as agências, anunciantes e youtubers para entregar o planejamento da campanha. Em vez de cachê, a marca investe em mídia nos canais do YouTube.

Works Awards

A premiação, que passa a figurar no calendário anual da plataforma no país, terá sete categorias: Data Driven Insight; Best Work With Creators; Buzzworthy;Creative Effectiveness; Media Strategy; Best at leveraging YouTube – Grand PlayeVisibility & Inclusion.

Essa última, criada especialmente para o mercado brasileiro. “Temos a liberdade de adaptar as categorias para o nosso mercado. Uma especificamente criada foi Visibility & Inclusion. […] A gente tem uma sociedade com uma série de questões que precisam ser discutidas e as marcas que estão sabendo trazer isso à luz, é algo que queremos muito reconhecer e celebrar, então essa categoria foi algo que criamos para o mercado brasileiro”, aponta.

Além de contar com a Kantar para garantir o processo e a metodologia da premiação, o YouTube convidou uma série de jurados do mercado para avaliar os cases. “Os jurados são extremamente reconhecidos em suas posições, isso era muito importante para nós garantirmos que tivéssemos na sala um grupo de jurados consistente e que tivesse um olhar muito afiado para analisar os cases e serem corretos e justos nessa análise”, diz Marcella.

“Nosso júri está extremamente rico e acho que no fim das contas o grande objetivo é que eles selecionem o crème de la crème dos cases desenvolvidos para o uso da plataforma e até extrapolando. […] O que estamos procurando pedir para este júri avaliar é quem é que está conseguindo fazer o melhor uso da plataforma de maneira inovadora, mas que também seja efetiva”, defende.

O júri será composto por profissionais como Anselmo Ramos (GUT), Elio Silva (diretor de Marketing da Riachuelo), Ezra Geld (CSO – JWT), Guilhermo Bressane (diretor de Marketing do Itaú), Ilca Sierra (Diretora de Marketing da Via Varejo), João Branco (Diretor de Marketing, McDonalds), Keka Morelle (CCO – Wunderman Thompson), Marina Daineze (Diretora de Imagem e Comunicação da VIVO), Poliana Souza (Diretora de Marketing da Coca-Cola), Renata Bokel (CSO WMcCann), Ricardo Dias (Diretor de Marketing da Ambev), Sergio Gordilho (CCO – Africa) e Stella Brant (Diretora de Marketing da 99).

As inscrições terminam dia 31 de janeiro e, na sequência, haverá a fase um de jurados, que é organizada pela Kantar. O instituto vai verificar todos os cases submetidos e fará o shortlist para o grupo do Grand Júri avaliar quais são os melhores três cases e o vencedor para cada uma das categorias. “O shortlist deve sair entre março e abril. No dia 16 de abril está previsto um evento para anunciar os vencedores”, celebra Marcella.

Papo com Criadores

Outra iniciativa do YouTube é o Papo com Criadores. Uma série de conversas promovida pela plataforma aproximando agências, criadores e marcas.

No novo episódio da série, as youtubers Gabi Oliveira e Maíra Medeiros conversam sobre produção de conteúdo com Vinicius Malinoski, head of creative na The Zoo Brasil, Renata Bokel, CSO na WMcCann e Keka Morelle, CCO na Wunderman Thompson.

“A ideia é abrir um diálogo entre os CCOs, CMOs e os criadores para que eles conversem e enxerguem quais são as prioridades um dos outros e onde existe espaço de trabalhar juntos e como fazer isso”, finaliza Marcella.

PropMark (28.01.20)


X