Uso do WhatsApp em estratégias de Marketing cresce no Brasil
26 de julho de 2024 às 15:37
Times comerciais entrevistados pela RD Station disseram que o app entrega a maior taxa de sucesso no contato com os leads
70% das empresas brasileiras utilizam o WhatsApp para executar estratégias de Marketing e vendas, conforme apontam dados levantados pela RD Station no estudo Panorama de Marketing e Vendas 2024. O número representa um notável crescimento do uso do app em comparação ao ano passado, quando cerca de 60% das organizações o utilizavam de forma estratégica.
Elencando os benefícios oferecidos pela ferramenta, os times comerciais consultados pela RD disseram que o canal possui a maior taxa de sucesso no contato com os Leads (70%), colocando-se à frente de práticas como a visita presencial (32%) e as chamadas por telefone (31%).
Para Bernardo Brandão, CMO da RD Station, a origem da significativa diferença entre os canais é bem clara: o WhatsApp está instalado no smartphone de 99% dos brasileiros, cenário que impulsiona um crescimento exponencial na adoção de estratégias conversacionais entre profissionais de Marketing e de vendas.
Por se tratar de um canal versátil, prossegue Brandão, a ferramenta oferece a maior taxa de sucesso e oportunidades, podendo ser utilizada desde a captação de Leads, passando pela nutrição desses contatos, até follow-up de vendas e pós-venda.
Neste panorama, o envio manual de mensagens individuais ou por listas de transmissão lidera os principais usos da ferramenta (45%), seguido por captação de leads com botão de WhatsApp (44%) e a captação de Leads vindos de anúncios de mídia paga (39%).
Os estudos apontam um uso mais prevalente entre as empresas B2C, com uma taxa de adoção de 72%, em comparação com 61% das empresas B2B. Curiosamente, quando questionados sobre os principais motivos para a não utilização da ferramenta, 31% dos entrevistados mencionaram a falta de conhecimento para o uso estratégico.
Na avaliação de Brandão, esses dados podem ser explicados por diversos fatores, como a natureza das interações, o foco no cliente, a maturidade do mercado e a busca por uma vantagem competitiva. As empresas que ainda não estão utilizando o conversacional, sejam B2B e B2C, devem considerar os benefícios que o conversacional pode trazer para os negócios.
O CMO destaca que a ferramenta oferece grandes oportunidades de crescimento, especialmente na automação de tarefas repetitivas e manuais, como responder a perguntas frequentes, enviar mensagens de boas-vindas e acompanhar pedidos, o que libera tempo para que a equipe se dedique a atividades mais complexas e estratégicas, resultando em um atendimento mais rápido e eficiente.
Fonte: Mundo do Marketing
Por Ian Cândido – 24/07/2024