Veículos diversificam formatos e se consolidam no streaming
11 de agosto de 2020 às 12:51
Investimentos em séries originais e lives, além da oferta de acervo premium do jornalismo e dramaturgia, orientam estratégia multiplataforma
Por Alisson Fernández e Danúbia Paraizo
Desde que a Netflix chegou ao Brasil, em 2011, o modelo de distribuição de vídeo sob demanda no digital trouxe disrupção ao mercado de TV aberta e por assinatura. A facilidade de assistir aos conteúdos favoritos a qualquer hora, sem se preocupar com a grade das emissoras, é uma das vantagens do modelo. De lá para cá, diversas plataformas nativas surgiram com proposta semelhante, mas o processo de amadurecimento do mercado alcançou novo nível a partir do momento que as próprias emissoras e veículos de mídia também começaram a ofertar o formato, sobretudo, com conteúdos originais.
Com décadas de experiência na produção de jornalismo, documentários, séries e dramaturgia, as emissoras têm consolidado seu negócio também no streaming, tornando a área cada vez mais significativa e rentável. Não à toa, os players vêm de uma crescente de desenvolvimento, principalmente nos últimos meses de quarentena. O fato de as pessoas estarem mais em casa contribuiu para o crescimento das plataformas. O Globoplay, por exemplo, entre 1º de março e 20 de julho, registrou um aumento de 240% de horas consumidas em relação ao mesmo período do ano passado. O alto consumo fez com que a empresa investisse em conteúdos originais para atrair novos usuários.
“Tivemos uma série de iniciativas para ofertar ao público opções de entretenimento de qualidade e diversão neste momento de tanta tristeza e incertezas. Entre os destaques, estão os conteúdos especiais de humor, em parceria com os Estúdios Globo, como os exclusivos Sinta-se Em Casa, com Marcelo Adnet; Sterblitch não tem um Talk Show: o Talk Show, com Eduardo Sterblitch; e Cada um no Seu Quadrado, com Fernando Caruso e Paulo Vieira; além de O Diário de um Confinado, projeto multiplataforma criado e desenvolvido por Bruno Mazzeo e Joana Jabace, exibido primeiro no Globoplay e depois na TV Globo, Multishow e GNT”, explica Ana Carolina Lima, head de conteúdo do Globoplay.
Ainda segundo a executiva, outro projeto apresentado durante o período que teve grande aceitação foi o resgate de títulos clássicos de sua teledramaturgia. “A cada duas semanas, uma novela que fez história é lançada no Globoplay, como A Favorita, Tieta, Vale Tudo e, mais recentemente, Torre de Babel. Já temos os próximos títulos confirmados, Fera Radical, A Indomada, Laços de Família e Meu Bem, Meu Mal”, diz.
Tentar atrair o público com base em seu acervo também é a aposta da emissora de Silvio Santos que, durante o isolamento social, apresentou o SBT Vídeos. Com novelas, realities, séries e programas consagrados da TV, a plataforma oferece acesso gratuito e sob demanda de seus conteúdos.
“Há planos para aumentarmos nossa gama de arquivos disponíveis no SBT Vídeos. Podemos descrevê-los em quatro frentes, a começar pela produção de conteúdos exclusivos da emissora, principalmente ligados ao digital; o resgate de arquivos, também exclusivos, que estão sendo digitalizados; a agregação de conteúdo local das nossas afiliadas e regionais, como já fazemos com o SBT Rio e o SBT de RS. Por fim, faremos parcerias com empresas que produzem materiais próprios e desejem divulgá-los pelo SBT Vídeos. Além disso, estamos trabalhando no aplicativo mobile e esperamos finalizá-lo e colocá-lo no ar em 60 dias, além de termos um projeto em andamento até o fim do ano para Smart TV”, ressalta Fred Müller, diretor de negócios e marketing do SBT.
Já o Grupo Record, detentor da plataforma Play Plus, disponibilizou, de forma gratuita e temporária, alguns canais e novelas da emissora durante o período de quarentena. A estratégia, segundo a companhia, foi oferecer mais opções de entretenimento para quem estava em casa. Em parceria com os canais ESPN e Disney, a plataforma traz uma gama de conteúdos esportivos e infantis para manter o usuário ativo no serviço. Sem falar dos produtos e acervos da Record TV, Record News e produções originais como as séries Au vivo, Elas estão só começando, 10 Chances – O homem que desafiou a morte e Terrores urbanos.
“Temos uma renovação constante já que nossa plataforma é hub, um marketplace de conteúdo que traz novas atrações constantemente. Recentemente, disponibilizamos os episódios da segunda temporada de Top Chef Brasil, que estreou neste mês na íntegra no PlayPlus, assim como ocorre com A Fazenda, trazendo conteúdo exclusivo para quem está na plataforma. Temos também o jornalismo oferecendo esta atualização, com matérias e reportagens premiadas como Piratas da Amazônia, que recebeu o prêmio O Rei da Espanha, e minidocs especiais como Brumadinho, 1 ano, lançado no começo de 2020. Há planos para aumentar a criação, porém a pandemia trouxe uma dificuldade de produção, não apenas para plataformas de streaming, mas para todo o setor”, salienta Alessandro Malerba, diretor de OTT do Grupo Record.
Negócios
Além da intensa produção de conteúdo, as empresas de mídia têm também sofisticado a relação com o mercado anunciante. Com a Samsung, por exemplo, o Globoplay fechou um acordo para a produção de novos televisores com o aplicativo já incluso. “Fechamos parceria com a Samsung, que lançou uma série de televisores com o aplicativo já embarcado nativamente nos aparelhos. Além do botão hotkey no controle remoto, que dará acesso imediato a todo conteúdo Globo hoje presente na plataforma. Além disso, participamos do projeto Go Dream, em parceria com a Dream Factory, que é a primeira rede nacional de drive-in. Ao exibirmos alguns dos nossos conteúdos nesses eventos, levamos a experiência da plataforma para um outro patamar, nos aproximando do nosso público de uma maneira imersiva”, revela Ana Carolina.
Lançada em março, em meio à pandemia da Covid-19, a CNN Brasil já nasceu com proposta multiplataforma, o que tem facilitado a abertura de novas oportunidades no streaming, como destaca Marcus Vinicius Chisco, vice-presidente comercial da CNN Brasil. “A comunicação transmídia é parte integrante de nossa oferta às marcas. Prova disso é o projeto que fechamos de forma exclusiva com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para a realização da 30ª edição do Congresso Ciab. O evento de tecnologia reúne os mais importantes nomes e empresas
do setor financeiro e, pela primeira vez, foi realizado de forma totalmente remota em nosso ambiente digital”.
O executivo explica que, além da transmissão ao vivo durante os três dias do evento, em junho, a CNN registrou e disponibilizou todos os debates em sua vertical de tecnologia, com links e flashes da programação também na pay TV.
Com pouco mais de dois meses no ar, o UOL Play, plataforma de streaming de vídeos do UOL, também segue proposta baseada na força do digital, combinada com a tradição de grandes canais de TV paga, como Fox, NatGeo, ESPN, Paramount+ e MTV, entre outros. Com o negócio aquecido e acelerado durante a quarentena, a expectativa é que os bons resultados se mantenham, sobretudo, devido aos eventos ao vivo, como explica Paulo Samia, CEO do UOL Conteúdo e Serviços.
“Um dos grandes diferenciais do UOL Play é o fato de ser um hub de conteúdo em vídeo que não se limita a filmes, séries e desenhos, mas traz também o acesso aos principais eventos esportivos ao vivo. Com a retomada das atividades e da rotina das pessoas, acreditamos que a demanda e o consumo de conteúdo na plataforma continuarão em franco crescimento, impulsionados, sobretudo, pela volta dos esportes ao vivo, com destaque para o futebol e o basquete”, afirma.
Oportunidades
Não são apenas os veículos de TV e canais nativos digitais que têm ampliado suas ofertas no segmento de streaming. Tendo como referência a Netflix, a Jovem Pan colocou no ar em maio o projeto Panflix, seu streaming gratuito de conteúdo em vídeo e áudio. Segundo Claudine Bayma, diretora de marketing do grupo Jovem Pan, desde o lançamento da plataforma foram registrados mais de 300 mil downloads e, só no mês de julho, mais de 186 mil usuários ativos, com uma navegação média no conteúdo de 21,4 minutos.
O serviço traz como posicionamento o mote A TV da Jovem Pan na internet onde e quando você quiser, e reúne toda a programação da rádio no formato de podcasts temáticos de entretenimento e jornalismo, entre outros, além de atrações ao vivo em vídeo como Pânico e Jornal da Manhã, alguns dos mais buscados pelo público.
Entre os conteúdos originais, destaque para a série Rota da Inovação, apresentado pelo vencedor da quinta temporada de O Aprendiz, Clodoaldo Araújo, que viajou o mundo para entender a visão de mentes empreendedoras e achar soluções para todo tipo de desafio. “Além deste, novos programas serão lançados em breve, séries de humor, variedades e empreendedorismo”, adianta Claudine. Os lançamentos são fruto de parceria da rádio com a Viacom CBS para produção de conteúdo integrado de entretenimento.
A executiva comenta o novo negócio: “O que se viu foi a união de um dos maiores players da indústria do entretenimento mundial com a relevância nacional e conhecimento de mercado brasileiro da Pan. Assim, o movimento de ampliar o conteúdo da Pan para outros canais gerou mais afinidade e engajamento entre o público, pilar estratégico da construção de awareness da marca, além de diversidade da audiência”, afirma.
Fonte: PropMark