IA generativa impulsiona publicidade por segmentação
22 de outubro de 2024 às 17:07
Adlook inova e conquista mercado com tecnologia proprietária que mapeia públicos sem utilização de cookies de terceiros
A preocupação com a privacidade dos usuários e a necessidade de atuar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pressionam o ecossistema da publicidade digital a desenvolver soluções que permitam a personalização de campanhas, bem como assertividade da segmentação de audiências, independentemente do uso de cookies de terceiros.
Sendo assim, os métodos tradicionais baseados em cookies e machine learning podem não ser eficientes para encontrar a pessoa certa, abrindo espaço para inteligências mais sofisticadas utilizadas amplamente em outras indústrias: o deep learning e a inteligência artificial (IA) generativa. Essas tecnologias trabalham com dados abstratos e não estruturados.
O que torna a open web muito diferente de plataformas sociais é a variedade de potenciais padrões comportamentais e o grande número de sinais de dados para descrevê-los. Por exemplo, cem sinais de dados geram 2¹⁰⁰ combinações, que podem ajudar um anunciante a decidir em qual potencial impressão deve investir. Algoritmos comuns de machine learning não conseguem lidar com essa complexidade, mas há um ramo da IA, o deep learning, que pode, porque imita a maneira como os cérebros funcionam, usando redes neurais artificiais.
ContentGPT: Adlook investe em dados proprietários
Longe de fontes externas de dados, uma das iniciativas promissoras do mercado de comunicação é o ContentGPT, tecnologia usada pela Adlook, empresa de tecnologia voltada ao marketing. Essa ferramenta de IA generativa é capaz de criar públicos comportamentais inalcançáveis por outros provedores e garantir a ativação do público-alvo em grande escala.
O ContentGPT é sofisticado no back-end, mas simples no front-end. A tecnologia conecta um modelo de comunicação de ponta com uma tecnologia proprietária sem cookies e um poderoso algoritmo alimentado por deep learning.
O Content GPT permite que os profissionais de marketing insiram seu público desejado, usando linguagem natural. Não há necessidade de proxies demográficos (“mulheres de 25 a 44”) ou enciclopédias de sinais de dados usados por várias plataformas para segmentar. Cada marca conhece seu público de marketing e, usando uma tecnologia sofisticada, o ContentGPT ingere essa descrição de público e a traduz em uma lista de sites. A descrição do público entra, uma lista robusta de sites que esse público provavelmente visitará sai.
Desenvolvida nos últimos quatro anos a fim de abastecer a demand side platform (DSP) da Adlook, o ContentGPT conta com metodologias de segmentação que priorizam a privacidade do usuário e entregam resultados comerciais garantidos para os clientes, melhorando a performance de investimentos em anúncios e possibilitando a entrega em domínios premium. A ferramenta determina quais artigos na open web são lidos por pessoas com determinados interesses e intenções.
“Os dados sobre os interesses dos consumidores estão cada vez mais desestruturados para atender às novas exigências de privacidade dos usuários e da indústria. Com isso, a aplicação da nossa IA dá sentido a esses padrões comportamentais, segmentando a audiência de forma a promover alcance com menor dispersão”, afirma Rodrigo Lobato, global lead for partnerships da Adlook.
A ferramenta permite que agências e profissionais de marketing tenham acesso aos links, dando autonomia à análise sobre em quais sites uma campanha deve se inserir. Para isso, é possível escolher e classificar os domínios usando as justificativas que a solução fornece para a escolha do site.
“Com base na persona segmentada, adaptamos o conteúdo do anúncio para destacar os recursos mais relevantes do produto, maximizando a chance de o usuário notar e lembrar do anúncio. Ou seja, fornecendo sinais valiosos adicionais no mundo da publicidade sem cookies e focado na privacidade, além de reformular a forma como entendemos os interesses dos usuários na internet em toda a open web”, afirma Ana Paula Zeizer, vice-presidente de vendas da Adlook no Brasil.
Aplicação da tecnologia em um caso real
Em uma campanha recente, a Adlook mostrou como essa ferramenta auxiliou no crescimento de uma marca. Uma grande empresa de tecnologia, com o objetivo de customizar o seu público-alvo a partir de uma tecnologia cookieless baseada em inteligência artificial generativa, usou o ContentGPT. Para isso, o prompt usado foi “encontrar pessoas no Brasil com interesse em notebook de última geração”.
Por meio da expertise da Adlook, foi possível encontrar indivíduos com diferentes perfis já pré-definidos, como entusiastas de tecnologia, gamers e profissionais de negócios. Ao encontrar o público que podia ter interesse nos produtos da marca, o ContentGPT abasteceu a estratégia de segmentação da empresa para o lançamento de um novo produto da marca.
“A inteligência não só atraiu pessoas que estavam buscando informações sobre esse tipo de produto, como também encontrou audiências similares, promovendo URLs que certamente estariam fora do radar da campanha, expandindo a audiência e a qualidade”, destaca Lobato.
IA, deep learning e dados proprietários permitem crescimento de marca
Adlook conquistou o Brand100 como veículo inovador de 2024, que reconheceu a metodologia de crescimento de marcas pautado na privacidade do usuário
A implementação de tecnologias focadas em dados proprietários, inteligência artificial generativa e deep learning para campanhas de crescimento de marca é inédita. Buscar parceiros especialistas no assunto ajuda a garantir que agências e anunciantes consigam explorar ao máximo as potencialidades da plataforma.
Para isso, a Adlook tem buscado apresentar suas ferramentas em diferentes frentes: desde roadshows a conversas individuais, onde mostra a força de suas ferramentas na solução das dores das marcas.
Foi, inclusive, parte dessa iniciativa de divulgação que garantiu à empresa um lugar de destaque no Brand100 com o prêmio veículo inovador de 2024, que reconheceu o uso do deep learning em sua estratégia de topo e meio de funil. No case premiado, a Adlook fez uso da solução Deep Context para permitir o teste e a otimização de anúncios em publishers brasileiros, ampliando o reconhecimento de marca e o share of voice do anunciante parceiro.
“Visamos nos tornar referência para os profissionais de marketing e agências a fim de impulsionar o crescimento de marcas, com diferenciais competitivos atingidos por meio das nossas ferramentas e do uso de deep learning e de IA generativa, possibilitando um alcance de 95% da internet brasileira”, afirma Ana Paula Zeizer, vice-presidente de vendas da Adlook no Brasil.
Fonte: Meio&Mensagem
21 de outubro de 2024