UOL: “Jornalismo de veículos digitais sairá fortalecido da crise”
17 de abril de 2020 às 12:32
Paulo Samia, CEO do UOL conteúdo e serviços, fala sobre o momento atual.
Por Leonardo Araujo
O site UOL bateu recordes de audiência com a cobertura do Coronavírus. Em março, de acordo com o Google Analytics, o conteúdo produzido pela redação do veículo gerou 951 milhões de sessões, superando amplamente o recorde anterior, em outubro de 2018, mês das últimas eleições, quando o fluxo de público gerou 777 milhões de sessões.
Na entrevista abaixo, Paulo Samia, CEO do UOL Conteúdo e Serviços, fala do momento atual do jornalismo e discorre sobre as responsabilidades da profissão em tempos de novo coronavírus.
Como o UOL tem usado sua influência em favor da prestação de serviço? Quais iniciativas do veículo demonstram estes esforços?
Entendemos que neste momento, o UOL, como o maior Publisher da Internet Brasileira, com a maior audiência, tem a responsabilidade de esclarecer e informar a população sobre os fatos, e também de divulgar as ações positivas, que podem de alguma forma ajudar a diminuir ou aliviar os problemas da população. O UOL direcionou a maior parte da sua equipe de jornalismo para a cobertura de todos os aspectos da crise atual. Todas as editorias estão desenvolvendo matérias e reportagens abordando as implicações do Coronavírus na sua realidade. Impactos econômicos, Sociais, Políticos, saúde e bem estar. Todas as equipes estão focadas nisso. Além disso, a nossa vertical de causas sociais, Ecoa, está focada em pautas mais positivas, mostrando ações que contribuem para amenizar os problemas decorrentes desta crise.
Também, corporativamente, estamos realizando algumas ações sociais. Estamos doando todos os ovos de páscoa destinados aos funcionários, mais e 5 mil, para uma comunidade carente. E também doamos 1500 máscaras de proteção para os serviços de saúde. Acreditamos que dar o exemplo é a melhor forma de impactar a sociedade, e no caso de empresas com marcas fortes e reconhecidas, como é o caso do UOL, essas ações se amplificam e reverberam de forma natural.
Pesquisas indicam que o público está buscando mais jornalismo. A audiência reflete este sentimento? Houve crescimento no último mês?
Sim, nossa audiência vem crescendo muito neste período, batendo recordes históricos. No mês de Março batemos o recorde de audiência do UOL, com um crescimento de mais de 20% sobre o mês de maior audiência anterior, que foi Out/2018, durante as eleições.
Vocês acreditam que o jornalismo sairá fortalecido dessa crise? Por quê?
Nos momentos de crise, onde muitas noticias circulam por meio de redes sociais, a população busca cada vez mais fontes confiáveis de informação. Os veículos que se dedicam a uma produção de conteúdo jornalístico de forma responsável, com apuração, imparcialidade, e objetividade, naturalmente passam a ser cada vez mais requisitados e acessados, e com isso, a população passa a entender e consegue diferenciar uma notícia sem credibilidade de uma notícia de fonte confiável, com todo o respaldo de uma editoria profissional. Repórteres, jornalistas, editores, redatores, que trabalharam para levar ao consumidor da notícia o fato apurado, checado, e com qualidade. Especificamente o jornalismo de veículos digitais, como o UOL, sairá mais fortalecido desta crise.
Por mais que veículos como o UOL sejam importantes em momentos como esse, como o veículo pode se promover e mostrar sua importância sem parecer oportunista?
Acreditamos que neste momento, a melhor coisa a fazer é reforçar os fundamentos que levaram o UOL à posição de destaque que tem hoje entre os veículos de comunicação digital. Jornalismo de qualidade, com credibilidade, abordando os temas relevantes à população, prestando um serviço diferenciado e essencial, é a melhor forma de promover a nossa marca e o nosso diferencial em relação ao mercado.
PropMark (17.04.20)