TikTok supera Facebook e se torna o app mais baixado no mundo em 2020
10 de dezembro de 2020 às 15:10
Rede social da ByteDance também é a que mais ganha em número de usuários mensais ativos
por Matheus Fiore
O TikTok se torna cada vez mais relevante, e isso reflete, obviamente, nos números. Em 2020, o app da ByteDance se tornou o aplicativo mais baixado no mundo, superando inclusive o Facebook e o Instagram. A informação foi divulgada pela agência App Annie, especialista em análises de tendências e aplicativos, que lançou seu relatório sobre as tendências de 2020.
O relatório é bastante influenciado pelo momento atípico que vive o mundo em virtude da pandemia do novo coronavírus. A App Annie ainda aponta que a crise trazida pela COVID-19 acelerou nossa adoção de recursos mobile em 2 ou 3 anos. Isso reflete diretamente, por exemplo, no crescimento de aplicativos e plataformas de conferência online, como o Zoom, que foi um dos que encerrou o ano com maior valorização.
Apesar do topo na lista dos mais baixados, o TikTok está apenas em segundo entre os apps nos quais os usuários mais passam tempo, atrás do aplicativo de relacionamentos Tinder. Em 2020, porém, a diferença diminuiu em relação ao ano anterior. Já em relação a quantidade de usuários ativos mensalmente, o TikTok ainda está atrás de Facebook, WhatsApp, Messenger, Instagram, Amazon, Twitter e Netflix, mas cresceu mais do que todos eles e deve continuar crescendo no próximo ano.
Ainda segundo o relatório, os usuários hoje gastam muito mais nas lojas App Store e Google Play Store. O crescimento é de 25%, chegando a US$ 112 bilhões em 2020. Curiosamente, mesmo que os smartphones Android tenham mais usuários, nos telefones iOS é onde se gasta mais. Para cada dólar dos US$ 112 bilhões, 65 centavos são gastos na App Store.
O crescimento do TikTok não é uma novidade, mas o ano de 2020 chega para consolidar o reinado da rede social de diversas maneiras. Além do topo da lista de mais baixados, o TikTok foi também copiado descaradamente pelo principal concorrente, o Instagram, que lançou seu novo recurso, o Reels, diretamente inspirado no formato do TikTok.
Fonte: B9