Relevância dos CMOs cresce na corrida de negócios em 2021

27 de outubro de 2020 às 12:38


Estudo da Dentsu aponta retração nos investimentos em marketing e surgimento de um novo modelo de liderança

Taís Farias

As lideranças de marketing do mundo foram desafiadas a reagir e acompanhar as demandas criadas pela pandemia. Agora, os executivos enfrentam o desafio de preparar suas empresas para 2021. Pensando nisso, a Dentsu promoveu uma pesquisa com 1.350 CMOs em 12 mercados globalmente. O levantamento realizado entre maio e junho deste ano apontou que o principal desafio aos líderes de marketing é entender quais comportamentos de consumo devem permanecer no pós-pandemia.

Eduardo Bicudo: Quase metade dos ‘CMOs de Fronteira’ acredita que a crise atual aumentará a importância da função de marketing em suas organizações em comparação com três em cada dez ‘CMOs seguidores’ (Crédito: Divulgação)

No estudo, 49% dos CMOs admitiram basear sua resposta à crise em medidas seguidas durante recessões anteriores. Apenas um em cada dez líderes afirmou analisar estratégias inteiramente novas. Apesar do aconselhamento geral de manter o contato com seus consumidores, 62% dos CMOs afirmam que seus orçamentos de marketing devem diminuir ou permanecer estáveis durante os próximos 12 meses.

Um recorte focado no Brasil apontou o impacto comercial causado pela Covid-19: 39% dos CMOs relatam operações muito prejudicadas ou receitas muito afetadas em comparação com a média geral da pesquisa, de 25%. As complexidades locais também motivaram os executivos a tomarem medidas concentradas no curto prazo, com planejamento de 1,4 anos na estratégia de marketing em comparação a 2,5 anos de outros países. Só 8% dos brasileiros planejam com 3-5 anos de antecedência, contra 24% da média global.

Apesar disso, o estudo apontou o surgimento de um novo estilo de liderança, os “CMOs de Fronteira”, que estão recuperando a agenda estratégica através, em particular, do desenvolvimento de produtos. “Quase metade dos ‘CMOs de Fronteira’ acredita que a crise atual aumentará a importância da função de marketing em suas organizações em comparação com três em cada dez ‘CMOs seguidores’. Isso porque os profissionais de marketing mais bem-sucedidos entendem como o comportamento do consumidor está mudando, estão desenvolvendo novos produtos para atender a essas necessidades e os distribuindo aos consumidores por meio dos canais ideais. Estão olhando para a experiência total do cliente, garantindo que todos os elementos de seus negócios estejam alinhados em torno do atendimento às necessidades do cliente”, explica Eduardo Bicudo, CEO da Dentsu International Brasil.

Fonte: Meio&Mensagem


X