Protocolo de prevenção à Covid 19 para agências de publicidade já foi aprovado em São Paulo

10 de julho de 2020 às 10:35


Sinapro-SP participou da elaboração do documento, organizado pela ABAP e em parceria com o CENP, que orienta sobre os procedimentos para retomada das atividades.

Aprovado pela Prefeitura de São Paulo ontem (06/07), o Protocolo de Prevenção à Covid-19 em Agências de Publicidade deverá nortear a retomada das atividades presenciais pelas empresas do setor. O documento, que foi organizado pela ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), em parceria com o CENP (Conselho Executivo das Normas Padrão) e o SINAPRO-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo), é a referência oficial sobre as medidas de proteção que devem ser implantadas pelas agências na capital paulista, e pode ser adotado em outras cidades do estado, desde que respeitadas as regras estabelecidas por cada município.

“A aprovação do protocolo dará segurança às agências de publicidade para a retomada das atividades presenciais tanto sob o aspecto da saúde e segurança da equipe – ao indicar as medidas que deverão ser observadas para se evitar o risco de contaminação – quanto da gestão da operação, dando retaguarda legal para as empresas gerenciarem as relações com os colaboradores no contexto da flexibilização da quarentena”, afirma Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo).

Ele destaca que é importante as agências das diversas cidades paulistas verificarem se as prefeituras locais autorizam o protocolo como referência para a atividade local. “Ter um protocolo e segui-lo é uma medida de segurança para todos, mas é fundamental que isso esteja adequado ao entendimento de cada municipalidade”, acrescenta Godoy.

O protocolo é resultado de um longo trabalho realizado a várias mãos, com base nas recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e dos governos estadual e municipal, com a participação dos dirigentes e assessores jurídicos das entidades. “Foi um trabalho de dois meses, e que resultou em um protocolo bastante consistente e sólido sob os aspectos jurídico e da segurança das pessoas”, conta o presidente do SINAPRO-SP.

“A ABAP dialogou, ao longo dos últimos meses com especialistas de diversos segmentos, e consultou protocolos de agências internacionais e nacionais, para consolidar uma orientação geral ao mercado, respeitando as recomendações das autoridades de saúde e que buscasse assegurar um ambiente seguro para os profissionais da comunicação. Destacamos que a decisão de retomar as atividades físicas é de escolha individual de cada empresa e gestores”, destacou o presidente nacional da ABAP, Mario D´Andrea.

“Desenvolvido pela ABAP, este protocolo é essencial para retomada das atividades com a devida atenção à pessoa humana, aos profissionais. Que tudo seja feito com a serenidade que o momento exige. Todo cuidado conta, afinal o inimigo é invisível e sorrateiro”, afirmou Caio Barsotti, Presidente do Cenp.
O documento, que pode ser acessado em sua totalidade na versão PDF pelo site https://www.protocolocovid.com.br ou também pelo site do SINAPRO-SP (www.sinaprosp.com.br), conta com uma versão em vídeo desenvolvida especialmente para o setor. “Optamos por adaptar o protocolo, que é extenso e técnico, a uma linguagem publicitária, para o fácil entendimento por parte de todos os colaboradores”, acrescenta.

O protocolo traz recomendações que vão das exigências de ajustes na estrutura física das agências (adaptação layout, distanciamento, etc.), à higienização dos ambientes, equipamentos e cuidados com a higiene das pessoas (uso e frequência da troca de máscaras, medição diária de temperatura, disponibilidade de álcool em gel), à definição de jornadas (mais curtas ou flexíveis), condutas da operação (almoço em turno, recebimento de prestadores de serviços e fornecedores) até recomendações para o transporte até o trabalho ou nas residências.


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