Pesquisa destaca o potencial dos anúncios em podcasts

18 de março de 2021 às 14:19


Estudo realizado pela Audio.ad indica que, a cada dez pessoas que ouviram um podcast ou áudio digital em 2020, quatro comparam produtos após ouvirem um anúncio naquele formato

Bárbara Sacchitiello

(Crédito: avdyachenko-iStock)

Com o objetivo de compreender de forma mais aprofundada os hábitos e detalhes de consumo de podcasts e outros formatos de áudio digital, a Audio.ad, unidade de negócios em conteúdo publicitário em áudio da Cisneros Interactive, realizou uma pesquisa para analisar os hábitos de consumo e as preferências do público acerca das marcas e segmentos que já anunciam nos podcasts e outros produtos sonoros.

A pesquisa foi realizada em parceria com a Brandwatch e aplicou mil questionários online entre os dias 1 e 15 de janeiro deste ano com a proposta de identificar as preferências de consumo e os tipos de conteúdo que costumam ser mais valorizados pelas pessoas que têm o hábito de ouvir podcasts e outros formatos digitais.

A avaliação feita pela Cisneros demonstra uma abertura, por parte dos ouvintes, às mensagens publicitárias no formato. Em 2020, a cada dez pessoas que ouviram um conteúdo em áudio digital, quatro disseram ter feito a compra de um a três produtos após ter ouvido o anúncio daquelas marcas no formato.

Existe, também, a percepção de que o volume de anúncios nesses formatos é moderada (47% compartilharam essa impressão). Já entre os produtos adquiridos pelos ouvintes após terem escutado algum anúncio nas plataformas de áudio, 27% declararam que compraram roupas ou sapatos; 26% foram influenciados a comprar eletrodomésticos, enquanto 22% adquiriram algum produto tecnológico. Na sequência, 22% citaram que, após terem ouvido determinados anúncios, adquiram produtos de supermercados; 21% investiram em algo relacionado à educação; 17% na participação de eventos e na aquisição de carros ou motos; 16% adquiriram seguros; 14% fizeram alguma aquisição relacionada a turismo; 12% compraram produtos bancários e 11% foram atraídos por alguma forma de investimento. Veja a tabela:

(Crédito: Audio.ad)

Outra tendência apontada na pesquisa – e que geralmente é descrita pelas empresas que já atuam na produção de conteúdo em áudio digital – é a possibilidade que o formato abre de entrar em contato com o público nas mais variadas horas do dia. Entre as pessoas ouvidas pela pesquisa, um podcast ou conteúdo em áudio está presente ao longo de vários períodos de sua jornada diária.

Para 18% dos entrevistados, é normal o hábito de consumir um conteúdo em áudio enquanto estão na internet, ao longo de todo o dia. Já 14% citaram que buscam esse formato logo ao acordar; 10% das pessoas apontaram o conteúdo em áudio como seu companheiro nos momentos de correr, caminhar ou praticar outra atividade física, enquanto 8% dos pesquisados citou que prefere ouvir podcasts e outros tipos de áudio quanto está em deslocamento de um local para outro.

Fonte: Meio&Mensagem


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