PerifaLions e Corona Na Quebrada se unem para ajudar jovens periféricos

14 de julho de 2020 às 12:31


Mentoria intitulada “Meu Primeiro Filme” é voltada para aqueles que desejam seguir carreira no audiovisual.

Por Leonardo Araujo

“Colocar as quebradas em cena” (Divulgação)

O PerifaLions, projeto que aproxima a periferia do mercado publicitário, e o Corona Na Quebrada, iniciativa sem fins lucrativos que leva informação sobre a Covid-19 aos locais menos abastados, se uniram para ajudar jovens periféricos interessados em seguir carreira no audiovisual.

Os movimentos criaram uma mentoria intitulada “Meu Primeiro Filme”. A iniciativa terá duração de três meses.

Serão dois times de mentores compostos pelos seguintes profissionais: diretor de cena, roteirista, diretor de fotografia, produção, pós-produção e áudio. Cada time irá orientar jovens da periferia que tenham interesse nas mesmas áreas. Os jovens deverão se inscrever individualmente.

A iniciativa irá analisar todos os perfis, selecionar os participantes e formar duas equipes. Cada equipe terá seu time de mentor para acompanhar durante todo o processo.

Para participar, é preciso apenas dois requisitos: ter alguma experiência na área que deseja atuar (ou seja: direção de cena, roteiro, direção de fotografia, produção, pós-produção ou áudio) e ser residente da periferia de São Paulo.

Segundo o Corona Na Quebrada, “dar voz, reconhecimento e abrir espaço para que os jovens da periferia possam mostrar a perspectiva deles é urgente”.

Para o PerifaLions, “as periferias estão cheias de novos olhares, referências, criatividade e boas histórias. Já passou da hora de descentralizarmos as narrativas e colocarmos as quebradas em cena”.

Para se inscrever basta preencher o formulário disponibilizado nos perfis do Instagram dos idealizadores. A execução é livre, mas deverá levar em consideração o tema da conscientização durante a pandemia.

Adaptação

A parceria com o Corona na Quebrada é uma das iniciativas do PerifaLions para se reinventar neste ano pandêmico. A iniciativa, que nasceu com o objetivo de levar jovens periféricos para o Cannes Lions e oferecer vagas de estágio e bolsas de estudo para os profissionais, precisou se adaptar à realidade imposta pelo novo coronavírus.

“Ficamos dois meses em hibernação para entender como dar continuidade no projeto. Decidimos suspender o concurso esse ano. Mas não dava para ficar parado, pois, de certa forma, envolvemos muitos estudantes e estamos lidando com o sonho de muita gente”, reflete Leticia Rodrigues, uma das idealizadoras do PerifaLions.

“Criamos uma série de iniciativas este ano. Fazemos lives e trazemos profissionais inspiradores do mercado ou convidamos um estudante da periferia para ocupar nosso perfil e bater um papo com algum profissional já consolidado”, explica Leticia.

O projeto também está promovendo mentorias exclusivas, algo semelhante a um speed dating, sempre com grandes nomes da publicidade. “Já participaram Hugo Rodrigues, Keka Morelle, de mídia tivemos a Lica Bueno, a Cris Omura da FCB, de planejamento teremos a Renata Bokel, Agatha Kim… Vamos atrás dos maiores nomes do mercado para bater esse papo com esses estudantes e com isso vamos mantendo vivo nosso espírito que é justamente aproximar a periferia do mercado”, comenta.

O PerifaLions também está dando mentoria de portfólio para estudantes. Durante três meses, mentores auxiliam os jovens para montar suas pastas.

PropMark (14.07.20)


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