Pegadinhas seguem na estratégia de marketing das marcas
24 de janeiro de 2020 às 10:44
Ação da Ajinomoto gerou curiosidade entre os fãs de Ana Maria Braga, Louro José e Palmirinha; relembre outras ações com famosos
Bárbara Sacchitiello
Louro José rompe parceria com Ana Maria Braga e adota Palmirinha Onofre como nova dupla. O boato, que circulou nas redes sociais ao longo da semana, foi alimentado com postagens no Instagram dos envolvidos. Em seu perfil o papagaio postou as enigmáticas frases “Com o coração dividido. Vêm coisas boas por aí. Logo conto para vocês”. Logo depois, Ana Maria, em seu Instagram, também instigou o público ao postar uma foto com Louro José, com a legenda: “A vida me ensinou que o bom é dividir as amizades! O importante é o que sentimos um pelo outro”. Veja:
A suposta separação da dupla virou assunto nas redes sociais quando a cozinheira Palmirinha Onofre postou uma foto com Louro, dizendo que ele era seu novo companheiro de bancada.
A questão foi esclarecida nessa quarta-feira, 22. Tudo não passava de uma ação de marketing das marcas de refrescos em pó Mid e Fit, da Ajinomoto, para divulgar a promoção “O Bom é Dividir”. Foi a primeira vez que Ana Maria e Palmirinha se uniram em uma ação comercial, que foi criada pela agência Leo Burnett Tailor Made.
A proposta de fazer posts induzindo o público a pensar que Louro e Ana Maria iriam se separar – e, com isso, chamar atenção para o assunto – é um recurso já bastante explorado pelas marcas nas redes sociais. Na visão da Ajinomoto, aguçar a curiosidade do público trouxe resultados positivos. “No geral, as pessoas estão reagindo da melhor forma possível. Inicialmente, alguns fãs do Louro José ficaram apreensivos e muito curiosos sobre o que aconteceria e qual seria o novo projeto dele junto à Palmirinha. Quando descobriram a união entre os três para falar da promoção, muitos elogiaram a ação, dizendo, inclusive, que iam participar”, conta Thais Bellinassi, gerente de marketing de Mid e Fit.
Além da pegadinha nas redes sociais, a marca também preparou um comercial com o trio, que está sendo exibido no SBT, Record e também na internet. No filme, Ana Maria, Louro e Palmirinha interagem por meio de um aplicativo de mensagens, destacando como é bom compartilhar os momentos felizes com os amigos.
Thaís comenta que, ao dar início ao planejamento da ação, a marca avaliou os cenários e os possíveis riscos de as pessoas reagirem mal à brincadeira e chegariam à conclusão de que o público aprovaria a história. “A ideia principal era reforçar a amizade que existe entre os três artistas, através do conceito O Bom é Dividir. Para isso, em um primeiro momento, resolvemos instigar o público para gerar curiosidade e, então, após a revelação, reforçar o laço entre os artistas”, diz a profissional. A promoção da marca acontece até abril e premiará consumidores com kits de cozinha e carros.
Outras pegadinhas
Quem acreditou no rompimento entre Ana Maria e Louro certamente não está sozinho. Em várias outras situações, marcas utilizaram celebridades em situações inusitadas para chamar a atenção do público. Relembre alguns casos:
Em 2016, o jogador Neymar usou suas redes sociais para anunciar que investiria na carreira de cantor. A ideia escondia uma ação da marca de chocolate Snickers para reforçar o slogan “Você não é você quando está com fome”.
A cantora Claudia Leitte anunciou ao público em 2017 que não usaria mais seu sobrenome, passando a ser conhecida apenas como ‘Claudia’. O motivo foi divulgado dias depois: a cantora era a estrela de uma ação da Perlatte, suplemento da Eurofarma para pessoas com intolerância à lactose.
Em carreira solo há muitos anos, Daniel causou surpresa no público ao postar em suas redes sociais, em 2018, que estava em busca de um novo parceiro para seguir pelas estradas. Na verdade, o cantor anunciava o modelo Atego, da Mercedes-Benz Caminhões.
Assim como Neymar, Luan Santana também foi escolhido para protagonizar uma pegadinha da Snickers. Em 2017, o cantor disse aos fãs que deixaria de lado o estilo sertanejo romântico para tocar heavy metal.
Uma das pegadinhas de maior repercussão na publicidade foi a protagonizada por Chiquinho Scarpa em 2013. O Conde convidou a imprensa para um evento um tanto esquisito: o enterro de seu Bentley, seu carro de luxo preferido. A ação, que contou até com transmissão ao vivo na TV, revelou ser uma campanha em prol da doação de órgãos, criada pela Leo Burnett Tailor Made para a Associação Brasileira de Transplante de Orgãos. Chiquinho não chegou a enterrar o carro.
Meio&Mensagem (24.01.20)