Outdoor social promove internet em favelas durante isolamento

6 de julho de 2020 às 10:41


Heliópolis recebe primeiro teste da iniciativa, que disponibiliza conexão em troca de exposição de mídia.

Salvador Strano

Favela de Heliópolis recebeu a primeira iniciativa do NoFluxxo, que promove wi-fi grátis.

O Outdoor Social desenvolveu a NoFluxxo, uma rede de wi-fi gratuita para quem mora na favela, que oferece internet em pontos estratégicos dos bairros. A empresa, que atua com exposição de mídia em regiões pobres e realiza pesquisas de mercado, condiciona o uso da rede à visualização de uma campanha publicitária, possibilitando assim a viabilidade econômica do projeto.

Em maio, a Outdoor Social escolheu Heliópolis, em São Paulo, e junto com a Associação de Moradores lançou um projeto piloto. Nos primeiros 30 dias, foram 422 cadastros no wi-fi. Dentro da área de alcance da rede passaram 29 mil aparelhos no período – representando a capacidade que a plataforma possui de alcance.

Nessa primeira fase, os usuários viram uma campanha da Unicef que aborda temas relacionados à Covid-19. Ao todo foram mais de 20GB de transferência de dados.

O projeto piloto está em fase de expansão e deve atingir outras 14 comunidades brasileiras nos próximos meses. Segundo o plano da empresa, a opção deve alcançar os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Belém, São Luís e Manaus.

Meio&Mensagem (06.07.20)


X