O que pode mudar na publicidade após a pandemia de Covid-19

13 de maio de 2020 às 09:16


Vitor Barros – CEO da Propeg

Estamos vivendo um momento singular em nossas vidas, algo que, certamente, mudará nossos hábitos, nossa visão, a forma como consumimos as notícias. Sem dúvida, a indústria da publicidade será uma das mais impactadas pelas transformações iniciadas por conta da pandemia.

Recentemente, a área de Planejamento da Propeg fez um estudo sobre tendências e inspirações para as marcas nesse momento que estamos passando. Alguns dos pontos que observamos sobre as mudanças que poderemos ter no nosso segmento são:

1) O virtual é o novo normal. No processo de “reaprendizado” que todos passarão, é importante que as marcas entendam que o virtual é o novo normal, com possibilidade de conexão técnica e afetiva com os consumidores.

2) Acolhimento. Existe uma migração entre estados emocionais dos consumidores ao longo das semanas de quarentena, por isso, é necessário que as marcas busquem formas de tranquilizar e acolher as pessoas.

3) Fakes resgatam “tradicionais”. Grandes veículos estão em alta. A TV aberta destaca-se como principal meio para se atualizar sobre o tema (75%) e é o meio de comunicação considerado mais confiável (88%), segundo o Ibope Inteligência/Globo (março/2020). Em um contexto em que há um consumo intenso do noticiário e valorização da ciência, 53% dos brasileiros preferem que as empresas se comuniquem durante a pandemia por TV, rádio e jornal (fonte: Edelman Trust Barometer, março/2020).

4) A consciência de que é preciso ir além do business, uma vez que o foco está nas pessoas e não no lucro. Posicionamentos e ações cada vez mais empáticas, com senso de coletividade e propósito com efeitos concretos, causando impacto positivo no mundo.

O estudo completo está disponível neste link http://sinaprosp.org.br/arquivos/covid19.pdf

Vox News


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