O impacto do veto aos estrangeiros em Tóquio 2020

23 de março de 2021 às 14:33


Decisão dos organizadores de não permitir visitantes de outros países nos Jogos Olímpicos atinge programas de hospitalidade dos patrocinadores

Fernando Murad

Estádios de Tóquio, como a Ariake Arena, não terá a presença de torcedores internacionais (crédito: Tomohiro ohsumi/GettyImages)

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020 confirmaram no sábado, 20, a decisão de proibir a entrada de turistas estrangeiros no país para acompanhar as competições esportivas. Os cerca de 600 mil ingressos comprados por pessoas que moram no exterior para os Jogos Olímpicos, assim como os mais de 30 mil bilhetes adquiridos por estrangeiros para a Paralimpíada, serão reembolsados.

“Em muitos aspectos, os Jogos Tóquio 2020 serão completamente diferentes de quaisquer anteriores. No entanto, o essencial dos Jogos permanecerá inalterado, pois os atletas dão o seu melhor e inspiram o mundo com performances transcendentes. Atualmente, estamos trabalhando em planos específicos para compartilhar a torcida remotamente de todo o mundo e ajudar a reunir as pessoas de maneira adequada aos nossos tempos atuais. Mesmo que você não possa mais vir ao Japão neste verão, esperamos muito que continue a apoiar os Jogos de Tóquio em 2020”, disse Seiko Hashimoto, presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, em comunicado.

Já nesta segunda-feira, 22, os organizadores confirmaram que os voluntários internacionais também ficarão de fora dos Jogos. Os estrangeiros representavam cerca de 10% dos 80 mil voluntários que fariam parte da Olimpíada. As exceções serão para voluntários com conhecimento especializado sobre esportes específicos.

Do ponto de vista dos patrocinadores, a proibição da visita de estrangeiros no Japão impactará ações de marketing envolvendo relacionamento com os diversos públicos das marcas. “A única área que os patrocinadores internacionais perderão com essa decisão será nos seus programas de hospitalidade. Fora isso, não vejo nenhum impacto. As Olimpíadas já são um evento prioritariamente para a televisão”, analisa Ricardo Fort, fundador da Sport By Fort Consulting, especializada em marketing esportivo.

Crédito da imagem do alto: divulgação

Fonte: Meio&Mensagem


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