“O bom print continua vivo e forte”, diz Vinícius Stanzione

17 de maio de 2024 às 17:18


CCO da Leo Burnett Tailor Made disse que a evolução das narrativas vão fazer que o print nunca perca a relevância

CCO da Leo Burnett, Vinícius Stanzione avalia que a criação em Print and Publishing, categoria que ele vai julgar e vem encolhendo em Cannes nos últimos anos, deve ir além das quatro linhas do que está impresso.

Para o criativo, a evolução das narrativas para o print vão fazer com que a área nunca perca a sua relevância.  

“A cada ano que passa, a categoria vem conseguindo extrapolar as quatro linhas que a cercam, tanto no uso da tecnologia quanto nas histórias que são contadas além do que está impresso”, pontua ele.

Relevância
Print está em constante mudança. O anúncio puro como conhecemos ainda é uma realidade, mas em um número menor. A própria definição do que é um anúncio, hoje em dia, vem sendo reescrita. A cada ano que passa, a categoria vem conseguindo extrapolar as quatro linhas que a cercam, tanto no uso da tecnologia quanto nas histórias que são contadas além do que está impresso. O Grand Prix em Print and Publishing para o Annahar Newspaper exemplifica muito bem essa evolução. O jornal deixou de imprimir a tiragem de um dia inteiro com o objetivo de doar o papel para a produção de cédulas eleitorais (o governo dizia não ter papel para as eleições). A evolução das narrativas para o print vão fazer com que a categoria nunca perca a sua relevância. O bom print continua vivo e forte na cabeça dos criativos e ainda atrai a atenção de todos que apreciam o poder de concisão de um insight, de um raciocínio, de uma boa ideia. E, se você parar para pensar, tem muito post que a gente gosta que é, na verdade, um print disfarçado.

Histórias
Eu espero ver essa categoria contando histórias que extrapolem o papel, as quatro linhas e tragam o uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial. E, claro, que tenham um craft moderno e bem executado em todos os seus detalhes. Estou curioso para ver as novas narrativas e como as novas tendências vão se refletir nos trabalhos dos próximos anos.

Vinicius Stanzione é CCO da Leo Burnett Tailor Made (Divulgação)

Inteligência artificial
O uso da inteligência artificial já virou rotina aqui na Leo Burnett. A facilidade de criar imagens, storyboards, jingles e locuções para filmes é surreal, um ganho de eficiência enorme no nosso dia a dia. Por aqui, usamos o Midjourney, o Chat- GPT4, o Krea.ai, o Run Away e o Eleven Lab, entre outros (quando esta matéria for veiculada, certeza de que vão ter surgido novas ferramentas generativas). Esse uso ainda está restrito a layouts, a peças que não vão para o consumidor final, porque ainda precisamos definir com mais clareza a questão dos direitos autorais, mas acredito que não exista outro caminho a ser seguido. A arte do prompt é uma realidade que veio para ficar.

Leão
A arquitetura tem o Prêmio Pritzker, o jornalismo tem o Pulitzer e a publicidade também tem seus prêmios de reconhecimento, e um deles é o Cannes Lions. Ganhar um Leão é a celebração das melhores ideias, é ter um selo de qualidade no seu trabalho, é a certeza de que você faz parte de uma elite criativa mundial e  demonstra que tanto a agência quanto as marcas estão no caminho certo. Os clientes sabem que uma campanha criativa tem o poder de alavancar resultados. Então é natural que eles também estejam atrás desses tão sonhados Leões.

Leia a matéria completa na edição de 13 de maio de 2024

Fonte: Propmark


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