Nos EUA, Facebook e Instagram vão permitir que usuário desative anúncios políticos durante eleições de 2020

18 de junho de 2020 às 12:53


Novidade faz parte da campanha do Centro de informações de Voto, lançado hoje pela empresa de Mark Zuckerberg.

por Matheus Fiore
Após duras críticas por permitir propagandas políticas e ser complacente com desinformação em suas plataformas, o Facebook anunciou uma campanha de conscientização política. Tanto a rede social homônima quanto o Instagram – que hoje é a principal plataforma de mídia do mundo – oferecerão aos seus usuários, entre outras coisas, a possibilidade de desativar anúncios políticos durante as eleições americanas de 2020.

A novidade foi divulgada no blog da empresa, e faz parte da nova campanha que o conglomerado de Mark Zuckerberg está lançando: o Centro de informações de Voto. Uma das funcionalidades trazidas pelo Facebook ajudará a informar a população sobre o processo de votação, incluindo alertas sobre datas e horários.

Mesmo que importante para resguardar aqueles que não desejam ser expostos a conteúdo de campanha, a medida é um tanto quanto problemática se analisada dentro de todo o cenário da rede social. Afinal, a empresa, de certa forma, está terceirizando a responsabilidade, a pondo nas mãos do próprio usuário, quando deveria garantir que não haverá desinformação ou conteúdo falso durante a corrida presidencial.

O Facebook é duramente criticado por ser uma das maiores plataformas de disseminação de fake news da atualidade. Nas eleições de 2016, por exemplo, é muito defendida a tese de que a desinformação foi definidora para o resultado das urnas americanas. No Brasil, a CPI das fake news investiga também o disparo em massa de notícias falsas pelo WhatsApp – que pertence ao Facebook.

B9 (18.06.20)


X