Netflix perde 970 mil assinantes no primeiro semestre de 2022

20 de julho de 2022 às 14:37


Plataforma mantém expectativas menores que a de analistas e cria alternativas para compensar perda de receita

Por Advertising Age

Depois de perder mais de um milhão de clientes no primeiro semestre de 2022, a Netflix Inc. tem uma mensagem para os investidores: poderia ter sido pior.

(Crédito: Rafapress Shutterstock)

A líder em streaming pago perdeu 970 mil assinantes no segundo trimestre, de acordo com um comunicado na terça-feira, 19. Isso era menos da metade do que Wall Street temia, graças em grande parte a nova temporada de Stranger Things, a série em inglês mais popular do serviço.

Embora a Netflix tenha dito que já sofreu a pior das perdas de assinantes, não está projetando um retorno ao rápido crescimento tão cedo. A empresa espera obter um milhão de assinantes no atual período de três meses – essencialmente revertendo as perdas do primeiro semestre. Isso está bem aquém dos 1,83 milhão que analistas previram para o período.

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A reversão repentina de assinantes – encerrando uma década de crescimento ininterrupto – assustou Wall Street e Hollywood, que viam o streaming como o futuro do entretenimento. As ações da Netflix caíram 68% este ano até o fechamento de segunda-feira, 18.

Mas a Netflix continua confiante em sua posição. A empresa disse que sua participação no total de visualizações de TV nos EUA atingiu um recorde histórico em junho, de 7,7%.

A administração respondeu à queda cortando custos e ajustando sua estratégia em várias frentes. A empresa planeja lançar uma versão de preço mais baixo do serviço com publicidade ainda este ano e está testando formas de cobrar dos clientes pelo compartilhamento de senhas.

“Nosso desafio e oportunidade é acelerar nosso crescimento de receita e associação, continuando a melhorar nosso produto, conteúdo e marketing, como fizemos nos últimos 25 anos, e monetizar melhor nosso grande público”, disse a empresa em uma carta aos acionistas.

No segundo trimestre, a receita cresceu 8,6%, para US$ 7,97 bilhões, disse a Netflix. Isso não atingiu as estimativas de Wall Street de US$ 8,04 bilhões, em parte por causa do dólar forte.

A Netflix perdeu 1,3 milhão de clientes nos EUA e Canadá, sua maior região, e outros 770 mil na Europa, Oriente Médio e África, sua segunda maior. Esses são os declínios trimestrais mais acentuados que a empresa registrou em qualquer lugar desde que começou a desbravar esses mercados.

O crescimento na região da Ásia-Pacífico compensou esses declínios. A Netflix adicionou 1,1 milhão de clientes na APAC, depois de reduzir os preços na Índia.

O presidente Reed Hastings posicionou a Netflix há muito tempo como uma alternativa sem publicidade à TV a cabo, mas agora diz que os comerciais são necessários para atrair pessoas que acham o serviço muito caro.

Estratégia de lançamento
A Netflix elevou os preços várias vezes e agora é um dos serviços de streaming mais caros. A empresa apresentará a opção com suporte para publicidade em alguns países ainda este ano e acabou de contratar a Microsoft Corp. para lidar com as vendas de anúncios e tecnologia.

A Netflix também começou a lançar novos episódios de séries em lotes, quebrando a tradição de lançar todos os episódios de uma temporada ao mesmo tempo. Ele lançou a temporada final do drama Ozark e Stranger Things em dois lotes.

A estratégia de lotes permite que a Netflix estenda a vida de seus maiores programas. Quando cada episódio é lançado de uma vez, a maior parte da audiência acontece nas primeiras semanas. O número de pessoas que cancelam a Netflix aumentou 87% desde um ano atrás, segundo a Antenna.

A popularidade da quarta temporada de Stranger Things superou as expectativas dos executivos da Netflix. O drama sobrenatural tem sido um dos títulos mais populares do serviço desde sua estreia em 2015, e transformou a estrela Millie Bobby Brown em uma das atrizes mais requisitadas de Hollywood.

O lançamento de Stranger Things fez com que os fãs que tivessem Netflix no segundo trimestre quisessem manter o serviço até o início do terceiro trimestre para terminar a temporada. A empresa está procurando transformar sucessos como Stranger Things em franquias que podem durar mais que qualquer programa individual. Os criadores do programa estão desenvolvendo uma série spin-off, e a Netflix também anunciou planos para uma peça da Broadway.

O total de assinantes no segundo trimestre chegou a 220,7 milhões, ante estimativa de 220,2 milhões. O lucro de US$ 3,20 por ação superou as projeções dos analistas.

Neste trimestre, a Netflix prevê receita de US$ 7,84 bilhões, abaixo das estimativas de Wall Street de US$ 8,1 bilhões. A empresa vê ganhos de US$ 2,14 por ação, em comparação com estimativas de US$ 2,72, e diz que o total de membros chegará a 221,7 milhões, também abaixo das estimativas.

Fonte: Meio&Mensagem


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