Microsoft lista Netflix e Hulu como concorrência da Xbox Live

12 de agosto de 2020 às 16:18


Tencent também é citada como rival pela primeira vez no relatório anual da empresa entregue à Comissão de Títulos e Câmbios dos Estados Unidos

por Pedro Strazza

Netflix e Hulu não possuem e nem pretendem entrar (pelo menos por enquanto) no mercado de games, mas ambas os serviços a partir de agora são considerados concorrência da Xbox Live. É o que revela um novo documento da empresa, obtido pela Geekwire e submetido à Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos como parte de um relatório anual, que também incluiu pela primeira vez a Tencent – dona da Riot Games e grande investidora da Epic Games – como parte desta disputa.

O relatório – que pode ser lido na íntegra aqui – no caso inclui os dois streamings como exemplos de competidores “de outros provedores de serviços de entretenimento”, tomando o cuidado de separá-los dos “vários ecossistemas de games online” operados pela Amazon, Apple, Facebook, Google e a supracitada Tencent. Rivais diretas no mercado de consoles, a Nintendo e a Sony também são citadas posteriormente na seção, acrescentadas como concorrentes donos de “uma base de clientes grande e estabelecida”.

Mais interessante, porém, é que a companhia nesta edição do relatório criou uma seção completamente nova dedicada a tratar do mercado de plataformas online de jogos, que reflete não apenas o interesse da Microsoft em fazer parte significativa no negócio como a dificuldade de brigar de maneira direta com gente do porte da Apple e sua App Store – que já há algum tempo passa por escrutínio público e acusações de práticas antitruste: “As regras dos competidores que governam seus mercados de conteúdo e aplicações podem restringir nossa habilidade de distribuir produtos e serviços por eles de acordo com nossos objetivos técnicos e nos negócios” escreve a empresa no documento.

Por motivos óbvios, o TikTok nunca é citado em qualquer parte do relatório.

A inclusão da Netflix e Hulu fazem sentido se considerar que as fronteiras entre jogos, streamings e até redes sociais estão cada vez mais nebulosas conforme as companhias por trás destes negócios chegam a um mesmo status de operação no “mercado de serviços”. O próprio Reed Hastings citou o TikTok como rival direto da Netflix na última reunião com investidores e trata já há algum tempo o “Fortnite” como rival, então é esperado que o mercado de games olhe da mesma forma o streaming de audiovisual neste momento de investimento de catálogos virtuais de jogos – em especial a Microsoft, que já confirmou montar o Xbox Series X em cima desta aposta.


X