Investimentos em mídia caem no primeiro trimestre, revela Cenp-Meios

5 de junho de 2020 às 12:27


Comparado a 2019, levantamento mostra queda de 22%: de R$ 3,7 para 2,9 bilhões

Por Leonardo Araujo

O Conselho Executivo das Normas-Padrão acaba de divulgar o balanço de investimentos em compra de mídia referente ao primeiro trimestre de 2020. O levantamento mostra que o segmento recebeu R$ 2,9 bilhões no período, frente a R$ 3,7 de 2019, uma queda de 22%.

A análise, entretanto, traz um número menor de agências do que no balanço de 2019: agora, 209 revelaram seus investimentos, contra 214 do passado.

Apesar da queda, o período analisado ainda não reflete o ápice da quarentena brasileira, ocorrida em abril e maio. Entretanto, os meios já sentiram o impacto.

A TV aberta, que segue hegemônica no bolo publicitário com 57.9%, saiu dos R$ 2 bilhões investidos em 2019 para R$ 1,7 bi em 2020. A internet também sofreu: R$ 509 milhões no primeiro trimestre deste ano ante R$ 723 mi em 2019.

Na internet, vale ressaltar, o balanço é dividido. Sendo assim, o maior investimento ficou em Display e Outros (54.6 %), seguido de Social ( 25.9 %), Busca (11.3 %), Vídeo (8.1 %) e Áudio 0.2%.

MEIO Valor Faturado (000) Share (%)

CINEMA – R$ 11.372 – 0.4%
INTERNET – R$ 509.409 – 17.3%
JORNAL – R$ 57.055 – 1.9%
OOH/MÍDIA EXTERIOR – R$ 330.142 – 11.2%
RÁDIO – R$ 138.041 – 4.7%
REVISTA – R$ 21.006 – 0.7%
TELEVISÃO ABERTA – R$ 1.705.170 – 57.9%
TELEVISÃO POR ASSINATURA – R$ 173.986 – 5.9%

Total R$ 2.946.181

PropMark (04.06.20)


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