Influencers têm fome de que?
21 de janeiro de 2020 às 11:53
Crédito: Shuttershock
Embora essa não seja uma ferramenta interna do próprio Instagram, a eficácia do método já foi comprovada por muitos anunciantes. O mercado quer trabalhar com influenciadores e é estruturado da seguinte maneira: existem os anunciantes, existe um público-alvo com o qual interagir e existem os influenciadores que têm o público-alvo de que os anunciantes precisam para se comunicar.
Você pode trabalhar com influencers de maneiras diferentes:
Através de agências. Esse formato é adequado para grandes empresas com KPIs, orçamentos e entendimento claro de metas e objetivos. Como regra, todo o trabalho é realizado em regime turnkey. A agência trabalha com uma comissão, varia de 30% a 100% do orçamento total de publicidade que você aloca nos influencers.
Trocas e plataformas do Blogger. Essa é uma maneira de automatizar o processo de seleção de um influenciador, analisando seu público e fazendo um acordo. Aqui, em um diretório, você pode encontrar todos os influenciadores das principais redes sociais, ver o preço de um post, estatísticas, receber uma garantia de uma transação segura (quando você não transfere o dinheiro diretamente para o influenciador, mas o coloca no equilíbrio da plataforma e vai para o blogueiro somente quando a tarefa for concluída adequadamente e no prazo, sem descumprir os prazos). Você estabelece as condições e seleciona os influenciadores, que se ajustam aos seus parâmetros e estão preparados para trabalhar em parceria com você.
Pesquise influenciadores diretamente. Através de hashtags, localização geográfica, usando os dados dos concorrentes, verificando seus seguidores e aqueles a quem eles seguem. Escolha os seguidores que melhor correspondem ao retrato do público-alvo, encontre a fome do influenciador, é arte? É esporte? É música? É entretenimento? É cupom?
Num banco de dados de assinaturas trabalhe especificamente com esses influenciadores.
Se o público do influenciador for bastante homogêneo, são grandes as chances de os seguidores dele se tornarem seus clientes.
Tamanho do Blogger: TOP e MICRO importa?
A eficácia da publicidade na conta de um blogueiro depende não apenas dos seus orçamentos e do tamanho da base de seguidores dele, mas também das tarefas em que sua marca se concentra:
Microbloggers Influenciadores e contas com até 100.000 assinantes. Estes são adequados para pequenas e médias empresas. Seus seguidores não são particularmente prejudicados pela publicidade, eles têm uma audiência ao vivo envolvida, que gera conversões reais (assinantes, tráfego, comentários, envolvimento). Eles têm suas desvantagens: podem ser mais irresponsáveis e não totalmente profissionais em seu trabalho com conteúdo publicitário.
Principais blogueiros (celebridades, atores, cantores, personalidades da TV) com mais de 100 a 300 mil seguidores. Eles são adequados para grandes marcas e projetos de imagem, onde não há um objetivo direto de “clicar no link”. A conversão para vendas diretas provavelmente será muito baixa e o CPM (custo por milha, o custo de 1.000 impressões) será alto.
O objetivo principal de colocar publicidade nesses blogueiros é obter cobertura máxima, aumentar o reconhecimento da marca, anunciar o lançamento de um novo produto ou serviço.
Análise dos resultados da colocação
Quando você começar a trabalhar com blogueiros, lembre-se de acompanhar os resultados desse trabalho e coletar sua própria base. Certifique-se de inserir todos os resultados em uma tabela, personalize-a para atender às suas necessidades. Ele deve conter os seguintes dados: apelido do blogueiro, link ou captura de tela da publicação, parâmetros importantes especificamente para o seu negócio (cobertura, visualizações, tráfego, cliques, número de assinantes). E lembre-se de indicar o custo do posicionamento da publicidade para calcular quanto cada cliente / seguidor realmente lhe custou. Quando você trabalhou com 20 a 30 blogueiros, poderá observar a imagem completa e saber quais criativos, blogueiros e públicos funcionam e quais não.
Publicidade com blogueiros
Naturalmente, você cometerá erros no processo de trabalho – ninguém é perfeito – é para isso que servem os testes e as experiências. Mas, para garantir que você não desperdice seu tempo e dinheiro, falaremos sobre os equívocos e erros mais comuns, dos quais você pode se proteger desde o início, além de fornecer algumas dicas:
Abordagem descuidada É quando você pensa que postar fotos e memes de gatos é suficiente e não há necessidade de se preocupar com o conteúdo, pois os assinantes se reunirão para comprar seu produto ou serviço. De fato, trabalhar com redes sociais requer uma abordagem sistemática, estratégia e planejamento, assim como em qualquer outro canal de promoção.
Falta de objetivos. É quando você não entende por que deseja avançar nas redes sociais, por que precisa do Instagram e por que o Instagram precisa de você.
Decida quais ações úteis (direcionadas) o Instagram pode trazer para sua empresa ou marca pessoal e quais benefícios seu conteúdo trará para os usuários.
Ausência de plano de conteúdo. É quando você não se prepara com antecedência, quando passa todos os dias procurando coisas para postar aleatoriamente. Como resultado, a postagem irregular leva a uma queda na cobertura, ao declínio das estatísticas e à perda de seu próprio estilo.
O Instagram é visual.
Desativar o conteúdo. O Instagram é uma rede social visual, antes de tudo, as pessoas prestam atenção à imagem e só depois perguntam o que há lá dentro. Apenas fotos de alta qualidade estão vendendo, imagens fora de foco pixelizadas parecem que você realmente não se importa com o que o espectador pensa. Você não precisa de equipamento fotográfico profissional – até mesmo os smartphones econômicos modernos tiram ótimas fotos, e há muitas aulas gratuitas sobre fotografia móvel na Internet. Luz, composição, enredo, refinamento – passe alguns dias aprendendo o básico e aprimore suas habilidades na prática real.
Excesso de venda de conteúdo. Quando o usuário vê “Compre! Compre! ”Em cada post, é desanimador. As pessoas procuram conteúdo útil e interessante. Se o encontrarem em sua conta, eles comprarão o que você oferece de qualquer maneira, sem postar anúncios publicamente.
Não fuja em todas as direções. Se seus recursos e orçamento são limitados, concentre-se em uma rede social, aquela em que seu público-alvo prevalece. Crie uma comunidade em uma rede social e comece a obter resultados a partir daí. Somente depois disso vale a pena tentar experimentar com formatos e criar canais em outras plataformas.
Invista em publicidade paga. Infelizmente, você terá que gastar dinheiro em direcionar e / ou postar com blogueiros: embora o tráfego livre e o tráfego de pesquisa funcionem aqui, é improvável que eles o levem a um grande público em um curto período de tempo. Lembre-se: quanto mais você analisa campanhas publicitárias e publicidade com blogueiros, mais você as compara, menos dinheiro gasta e mais barato cada próxima ação-alvo custa.
O que nos leva ao último parágrafo …
Analise tudo o que você faz, quais resultados suas ações trazem. Tire conclusões, comece de novo e tente novamente. Este é um processo contínuo de melhoria contínua – é a essência do desenvolvimento e, mesmo que algo não esteja funcionando para você no momento, não é o fim. Significa apenas que você ainda não tentou de tudo.
Por Bruno Motta, Country Manager Brazil da Admitad
Adnews (21.01.20)