Holdings reavaliam participação no Cannes Lions em 2020
2 de abril de 2020 às 10:59
Executivos de WPP e Omnicom afirmaram à revista Campaign que os grupos não iriam enviar delegações ao festival remarcado para outubro
Holdings reavaliam que os custos com passagens, hospedagens e inscrições no Cannes Lions deveriam ser poupados diante das incertezas da economia (Crédito: Eduardo Lopes)
Diversas holdings de comunicação estão reavaliando a sua ida ao Festival de Criatividade Cannes Lions. A organização já havia adiado o evento para outubro, Mesmo assim, parte dos grupos de comunicação escolheu não ir ao Festival por conta dos custos envolvidos na operação em meio à possibilidade de uma recessão global.
Segundo reportagem da revista Campaign, o WPP afirmou a seus acionistas que fará uma redução de custos – entre eles, estão aqueles destinados para passagens aéreas, hotéis e premiações. A reportagem da revista britânica também ouviu de executivos do Omnicom Group que a holding não estaria presente no festival este ano.
Ambas empresas não deram respostas oficiais à publicação.
Já a Dentsu Aegis Network, por sua vez, não bateu o martelo sobre sua ida à Cannes, mas afirmou que seria melhor que a organização do festival promovesse uma premiação virtual.
Também em condição de anonimidade, executivos do Interpublic afirmaram à reportagem da Campaign que o direcionamento global do grupo é de que não sejam alocados recursos em premiações, por enquanto.
A posição dos grupos Publicis e Havas ainda é incerta, destaca a reportagem.
Nessa segunda-feira, 30, Simon Cook, managing director do Cannes Lions, divulgou uma carta à comunidade criativa global anunciando a abertura de um espaço, no site oficial do Festival, para que criativos e profissionais compartilhem histórias e cases criativos que surgiram ao longo da crise do novo coronavírus. “Seja você uma marca que está desenvolvendo higienizadores para as mãos, uma plataforma oferecendo conteúdo sobre saúde mental ou uma companhia ‘construindo avião em pleno voo’ para se adaptar às mudanças do mundo, a comunidade criativa quer ouvir seus insights e realizações”, disse Cook.
Palco oficial do Cannes Lions – e de diversos outros eventos que acontecem em Cannes, como o tradicional Festival de Cinema – o Palais des Festivals vem sendo utilizado pela Prefeitura da cidade como abrigo para moradores de rua em meio à pandemia. Nos pavilhões, foram instaladas camas e estruturas de chuveiro e de alimentação para que as pessoas possam passar à noite. Há um lugar, inclusive, para abrigar os animais de estimação dessas pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Meio&Mensagem (02.04.20)