Google lança RBM e supera expectativas entre empresas e consumidores

21 de agosto de 2020 às 12:07


Empresas se unem ao Google para lançar o Rich Business Messaging (RBM), nova plataforma de mensagens para melhorar relação entre empresas e consumidores.

Por Guilherme Estevam

O Google, em parceria com a Claro, TIM, Oi e Vivo, operados de telefonia do país, lançou o Rich Business Messaging, mais conhecido como RBM. Os fabricantes de smartphones com sistema operacional Android, como a Samsung, Motorola, LG, Lenovo e Multilaser, a nova plataforma de mensagens de negócios permite que a empresa mande mensagens personalizadas e capazes de transformar a experiência e relação dos consumidores em algo mais próximo.

Além da grande vantagem no aumento das taxas de conversão na comunicação, com o RBM ainda será possível criar mensagens com mais identidade visual de sua marca ou empresa. O envio de arquivos, GIFs e relatórios de envio e leitura terão mais fácil acesso com a novidade proporcionada pela parceria entre as grandes empresas.

Segurança do Rich Business Messaging
A plataforma vai permitir que os usuários tenham ferramentas disponíveis para evitar qualquer tipo de fraude, como um simples selo de verificação, que auxilia na identificação e confirmação de autenticidade da empresa remetente. Outro bom ponto, é a identificação e a proteção contra spam do RCS, que inclui alertas sobre números suspeitos.

‘O RBM, em parceria com o Google, é mais uma opção para o nosso cliente ter uma nova experiência de comunicação e interação com as marcas. Com ele, é possível abrir um canal multimídia, mais atrativo e cômodo para os usuários’, afirma Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de consumo e PME da Claro.

‘Entendemos que o RBM se apresenta como um novo canal de relacionamento, permitindo que as marcas potencializem seus resultados de vendas, comunicando com os seus clientes de forma assertiva e com recursos digitais que tornam a experiência ainda mais relevante para os seus negócios’, afirma Rodrigo Abreu, CEO da Oi.

‘O serviço RCS reforça o nosso compromisso em oferecer a melhor experiência por meio de nossos produtos, otimizando a rotina de nossos usuários’, afirma Antonio Quintas, Vice-Presidente da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil.

Todas as empresas envolvidas estão confiantes e esperam desempenhar um bom papel nesta nova forma de se relacionar com seus clientes e consumidores. E para garantir esse bom funcionamento, o RBM trafega sobre o protocolo Rich Communications Services, o que também chamamos de RCS, ou seja, a versão mais atualizada do serviço de mensagens por SMS. Esse protocolo abrange aplicativos como o Android Messages e o Samsung Messages.

Hoje, a RCS está disponível nas 4 operadoras do país e conta com uma base ativa relevante com milhões de usuários, que cresce a cada dia com o apoio da indústria.

O serviço pode ser encontrado comercialmente pelas operadoras através dos seus parceiros por meio de um modelo de cobranças independente, e por sessões de até 24 horas, quando o usuário terá de responder a mensagens avulsas antes de 24h.

Resultados e testes do RBM
No Brasil, em campanhas distintas, as expectativas se superaram em relação ao Rich Business Messaging! As taxas de conversão das iniciativas foram de 5 a 7.8 vezes melhores do que com o SMS comum. Uma observação é que não será descontado o tráfego de dados dos usuários que utilizarem o Mensagens para se comunicar por RCS.

A ideia é que as quatro operadoras envolvidas também liberem, até o final do ano, o uso das sessões do serviço sem custo do RBM para o Ministério da Saúde, e enviar todas as informações e orientações relacionadas ao assunto da COVID-19.

Para se desenvolver e melhorar a comunicação de sua empresa, saiba que inserir o serviço do RBM é bem simples e direto. Os usuários que já possuem o aplicativo Mensagens do Android, nativo na maioria dos dispositivos móveis, só precisam se dar o trabalho de ativar a funcionalidade de RCS, em ‘Configurações’. Já as empresas poderão ter acesso automático aos serviços da plataforma por meio das atualizações decorrentes do aplicativo. Para saber mais, basta acompanhar o blog Google!

Fonte: AdNews


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