Globo flexibiliza regra e cita nomes de patrocinadores de estádios
8 de setembro de 2020 às 14:29
Iniciativa permite que narradores e comentaristas adotem naming rights de arenas esportivas cujas marcas sejam anunciantes na emissora
Por Danúbia Paraizo
Como reflexo da negociação dos naming rights da Arena Corinthians com a farmacêutica Neo Química, no último dia 1 de setembro, a Globo flexibilizou suas regras sobre a citação do nome de arenas esportivas em suas transmissões.
Desde o último dia 5 de setembro, a emissora passou a citar nos jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil a marca patrocinadora de arenas esportivas. Na prática, narradores e comentaristas ficam livres para citar o nome das marcas que detêm os naming rights dos estádios, desde que as marcas sejam parceiras comerciais da Globo.
Novo naming rights da Arena Corinthians foi anunciado no último dia 1 de setembro
Esse é o caso da Neo Química, que pertence ao grupo Hypera Pharma. A companhia detém uma das cotas de patrocínio do Futebol 2020 na emissora, logo, o nome Arena Neo Química está livre para ser adotado.
Em nota oficial, a Globo destaca que “essa decisão é fruto do diálogo constante que mantém com os clubes, sempre respeitando os acordos estabelecidos com as marcas parceiras das transmissões esportivas da emissora. Como parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, a Globo busca sempre as melhores soluções para os que apoiam o desenvolvimento do esporte no país”.
Vale lembrar que a nova medida não se aplica a todas as arenas esportivas atualmente. O Allianz Parque, por exemplo, não se aplica a nova regra, uma vez que a seguradora não é patrocinadora das transmissões da Globo. Logo, ela seguirá sendo chamada nas transmissões como Arena Palmeiras. O mesmo vale para Itaipava Fonte Nova (BA) e Itaipava Arena Pernambuco. A marca de cerveja é parceira comercial da Globo, mas apenas para as trasmissões da F-1. Para o futebol, aliás, o acordo está com a Brahma na temporada 2020.
Fonte: PropMark