Foliões irão aumentar o uso das redes sociais no Carnaval, afirma pesquisa

17 de fevereiro de 2023 às 15:29


‘Pulso de Carnaval de 2023’ foi realizado pela Hibou em parceria com a Score Retail


2023 marca a volta do Carnaval nas ruas. Após dois anos de pandemia, a Hibou, em parceria com a Score Retail, preparou uma pesquisa para entender como estão as expectativas dos foliões para a volta da festa, intitulada “Pulso de Carnaval de 2023”.

O levantamento ouviu mais de mil pessoas por meio de painel digital.

Depois de tanto tempo sem registrar a folia, a pesquisa apontou o uso das redes sociais deve aumentar durante os dias de festa. Segundo os entrevistados, 51% afirmaram que irão usar mais o Instagram; 45%, o Facebook; 29%, o YouTube; 15%, o TikTok; 8%, o Kwai; 5%, o Twitter e 1% LinkedIn. Só 2% dos entrevistados afirmaram que não usam redes sociais e 41% afirmaram que vão manter o uso habitual das redes sociais durante as festas.

Enquanto 5% dos foliões pretendem aproveitas os dias da festa nos blocos de rua, 68% das pessoas responderam que pretendem ficar em casa. Já 1% disseram que vão desfilar em escola de samba e outros 1% vão para baile ou festa de Carnaval.

Apesar do feriado prolongado, cerca de 15% dos entrevistados afirmaram que irão manter a rotina de trabalho, mas 14% irão viajar foi a escolha de 14%, sendo que 8% optaram por ir à praia; 5% para o interior e 1% optaram por uma viagem internacional. Até o final da pesquisa, 6% das pessoas ainda não sabiam o que fariam na data.

“O Carnaval brasileiro é uma data tradicional, reconhecida mundialmente e, sendo este o primeiro após a pandemia, os brasileiros vão usar os dias de diferentes formas e há diversas oportunidades para o mercado. Para muitos, a opção é manter a rotina em casa e aproveitar os dias de folga para fazer atividades que gostam ou se aventurar por novidades, mas há também quem não vai deixar de aproveitar e cair na folia ou na estrada”, afirmou Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.

Entre os foliões que ficarão em casa, 20% afirmaram que não querem fazer nada, enquanto 46% irão assistir filmes e colocar as séries em dia, um hábito que se tornou mais frequente e fortalecido durante a pandemia. Outras atividades levantadas pelo estudo foram brincar com os filhos e pets (36%), fazer faxina (25%), dormir (22%), ler um livro (11%), assistir aos desfiles (10%), cozinhar pratos novos (7%), estudar ou fazer cursos online ( 7%) e, por fim, realizar pequenas reformas e jogar, com 4% cada.

Para os foliões que irão se jogar nos streamings, o Netflix aparece como a opção principal e é a preferida por 52% entre as pessoas que ficarão em casa. Na sequência aparece o Youtube (25%); HBO Max (15%); Prime (12%) e a Globo Play (11%).

Já entre os 7% que definiram que vão pular e festejar de alguma forma, 18% afirmaram que se prepararam para o Carnaval. Destes, 54% não dispensam a companhia dos amigos na hora da curtição, 36% querem aproveitar muito e 30% acreditam que as fantasias são essenciais para a folia.

Por fim, a pesquisa questionou às pessoas quais eram os sentimentos que vem à tona após dois anos sem as festividades carnavalescas. Entre as respostas estão preocupação, com 33%; sobrevivência com 27%; liberdade com 25%; animação com 20%; medo com 12%; festivo com 6%; saudades com 5% e ansiedade com 4%; euforia com 4%. 40% não citaram nenhum sentimento em especial.

(Crédito: Imagem de pikisuperstar no Freepik)


X