Fenapro debate pesquisa sobre clientes e agências
24 de setembro de 2020 às 14:16
“Criação, Mídia, Planejamento? O que os clientes mais querem de uma agência nesse mundo pós Covid?” foi tema de discussão
O “Chacoalha”, programa de debate ao vivo promovido pela Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), com o apoio dos Sinapros (Sindicatos das Agências de Propaganda), recebeu nesta quarta-feira (23) o sócio presidente da The Heart Comunicação, Valmir Leite, para um bate papo sobre a pesquisa “Criação, Mídia, Planejamento? O que os clientes mais querem de uma agência nesse mundo pós Covid?”. A pesquisa foi realizada em parceria com a consultoria Bistrô, e ouviu 30 diretores de marketing de grandes empresas.
Na conversa conduzida por Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, Valmir contou que os resultados apontaram quatro pontos principais que serão mais demandados pelos clientes: entendimento do consumidor e geração de insights, proposta de ações viáveis de realização no contexto atual, expertise digital e mudança no modelo de remuneração das agências.
No que se refere ao entendimento sobre consumidor e geração de insight, Valmir leite observou que “o desejo dos anunciantes é encontrar uma equipe preparada e com entendimento pleno do consumidor daquela marca, para gerar insights assertivos que o impactem positivamente”.
A pesquisa também mostrou que, com as restrições impostas pela pandemia, os clientes querem ideias factíveis e acionáveis. “O mercado não aceita mais ideias geniais que não podem ser executadas. Este é um ponto central no gerenciamento do time de criação, de mídia e de planejamento para que sejam propostas ações factíveis e realizáveis”, contou.
A expertise digital da agência é outro ponto relevante na avaliação dos diretores de marketing. “Isto significa o quanto a agência é capaz de entender, gerenciar e propor ações dentro de um ecossistema digital, ou seja, não se trata apenas de realizar ações pontuais, mas ter um pensamento digital que seja transversal ao negócio e às ideias da marca”, afirmou Valmir.
Por fim, os modelos tradicionais de contratação das agências feitos por job ou por meio de um fee foi outro ponto debatido. Segundo a pesquisa, com a pandemia, os clientes passaram a questionar tais modelos, e novas formas de contratação serão um dos desafios enfrentados pelo mercado.
A pesquisa completa está disponível neste link. Assista ao programa:
Fonte: PropMark