Dia do Consumidor: como expandir o potencial comercial da data

15 de março de 2023 às 17:58


Celebração já é a sétima data comercial mais lembrada pelos brasileiros, mas há potencial para incrementar os negócios, segundo estudo da Macfor

(Crédito: Shutterstock)

Nesta quarta-feira, 15, é celebrado o Dia do Consumidor. Além de ser um marco para relembrar os direitos das pessoas nas relações de compra e venda, a data também começa a ser mais explorada do ponto de vista comercial, tornando-se um período de ofertas e de descontos para algumas marcas.

O Dia do Consumidor, na verdade, vem ampliando seu potencial como uma data comercial, de acordo com o estudo “Tendências & Insights – Dia do Consumidor”, elaborado pela Macfor.

Em 2022, a data conseguiu gerar, no Brasil, um faturamento de R$ 722 milhões, um valor 22% maior do que o registrado no dia 15 de março de 2021.

Já analisando a primeira quinzena de março – uma vez que muitas das ofertas oferecidas pelas empresas são feitas durante alguns dias – o faturamento total gerado pelo Dia do Consumidor foi de R$ 7,2 bilhões em 2022.

Os dados do estudo foram extraídos por meio de uma tecnologia proprietária da Macfor, respeitando as normas da Lei Geral de Proteção de Dados.

Outro dado apontado pelo monitoramento sinaliza o potencial de exploração da data pelo varejo do País. Segundo uma pesquisa realizada pela Allin em conjunto com a Opinion Box – e mapeada pela análise da Macfor – o Dia do Consumidor já aparece como a sétima data comercial mais lembrada pelos brasileiros.

A primeira é a Black Friday, seguida por Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais e Dia dos Namorados.

Dia do Consumidor X Dia do Cliente
O Estudo mapeou que, apesar de já considerarem a data como um momento interessante para as compras, os brasileiros ainda confundem o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de maio, com o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro.

As buscas na internet pelo Dia do Consumidor atingem o maior volume no mês de março, mas também tem nova alta em setembro, o que indica a associação entre as duas datas.

A pesquisa mapeou, também, que as buscas pelo Dia do Consumidor e pelas ofertas elaboradas pelas empresas começam a crescer cerca de duas semanas antes da data.

Fonte: Meio&Mensagem


X