Conteúdo em vídeo chega a 99,6% dos brasileiros, diz pesquisa

8 de março de 2023 às 16:15


Levantamento da Kantar Ibope Media mostrou ainda que 68% do investimento publicitário, no ano passado, foram feitos em vídeo

Os conteúdos em vídeos alcançaram 99,6% da população brasileira em 2022, segundo medição cross mídia da Kantar Ibope Media. Entre todos os dispositivos analisados, como aparelhos de TV – conectados ou não –, smartphones, tablets e computadores, 78,7% do tempo do consumo domiciliar foram dedicados à televisão linear (TVs aberta e paga) e 21,3% a plataformas online.

As TVs e TVs conectadas são as favoritas do público, de acordo com o levantamento da Kantar, representando 90,4% do total de tempo consumido. Já os smartphones estão com 7,6%, desktops 1,6% e tablets 0,3%.

Os altos índices de consumo no Brasil transformam o vídeo em um formato crucial para o mercado publicitário. Em 2022, 68% de todo o investimento publicitário foram feitos em vídeo – um ponto percentual acima do ano anterior. Esse número sobe para 71% ao considerarmos as Top 10 marcas mais valiosas e para 74% as Top 10 marcas de bens de consumo mais escolhidas.

O tempo médio de consumo nacional é de 5h17min por dia assistindo à TV linear. O valor é acima da média nacional nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (6h04min), São Paulo (5h39min) e Manaus (5h29min).

Ao olhar para o tempo médio que uma pessoa assiste à TV antes de mudar de canal, por sua vez, é possível ver um aumento consistente ano após ano – de 36 minutos em 2018 para 43 minutos em 2022. Isso vem aliado a uma queda do número de vezes em que um indivíduo muda de canal, indicando menos zapping por parte do consumidor.

“A medição de audiência da Kantar IBOPE Media acompanha essas mudanças e hoje já temos a medição cross mídia, que analisa e reporta dados de consumo de vídeo em múltiplas plataformas e telas”, comenta Adriana Favaro, diretora de Business Development da Kantar Ibope Media.

(Crédito: Glenn Carstens-Peters na Unsplash)

Fonte: PropMark


X