Conar esclarece que não cuida do conteúdo artístico das lives
22 de abril de 2020 às 11:02
Órgão comenta sobre a abertura de representação ética para exame de publicidade de bebidas alcoólicas nas apresentações digitais
Por Alisson Fernández
Depois do episódio envolvendo a apresentação do cantor Gusttavo Lima, que contou com o patrocínio da cerveja Bohemia (Ambev), o Conar esclarece que, por respeito aos consumidores, atua em nome dos anunciantes, agências e veículos de comunicação, analisando todo o conteúdo de publicidade veiculado, inclusive aquelas envolvendo influenciadores digitais.
O órgão ressalta que não cuida do conteúdo artístico e/ou editorial que, constitucionalmente, está sob o domínio da liberdade de expressão. A atuação do Conar está restrita à análise de anúncios cujos responsáveis pactuaram em produzi-los e veiculá-los dentro dos limites da ética e de acordo com o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
Ainda segundo o Conar, em programas, lives ou qualquer outro tipo da manifestação artística ou cultural de transmissão pública, apenas as peças publicitárias, gravadas ou ao vivo, são objeto da análise do órgão, que assegura a anunciantes, veículos e/ou influenciadores o direito amplo de contestar o que lhes é imputado, fruto de denúncia de consumidores, da própria monitoria do Conar ou de autoridades.
PropMark (22.04.20)