Como aproveitar a Black Friday 2020
27 de novembro de 2020 às 14:44
Evento reúne ofertas da indústria, comércio e serviços, mas consumidor deve evitar ciladas que escondem preços “pela metade do dobro”
Por Janaina Langsdorff
Tem de tudo na Black Friday 2020. Desde que a data importada dos Estados Unidos aportou no Brasil, em 2011, o evento que começa nesta sexta-feira (27) deve ser o primeiro a englobar ofertas nunca imaginadas, lançando muitos brasileiros no mundo das compras on-line.
A pandemia do novo coronavírus explica o impulso. Com o distanciamento social, as pessoas passaram a adquirir as suas compras pela internet, aumentando ainda mais a expectativa em torno de descontos, muitas vezes esperados durante todo o ano pelos brasileiros.
Tem ofertas de até 70% de cashback para pagamentos com o app Ame Digital, de 40% nos produtos e serviços do catálogo da startup Super Troco, de 70% em itens de reforma e construção da Telha Norte, de até 50% nos espaços compartilhados do Club Coworking, de até 80% na plataforma de e-commerce Shopee anunciadas pelo humorista cearense Tirullipa, de até 70% em lojas do Shopping União de Osasco, Cantareira Norte Shopping, Tietê Plaza Shopping e Shopping Cidade São Paulo e de até 50% no Shopping Penha, de até 20% no e-commerce de grifes de luxo Farfetch, de até 50% na loja eletrônica BitCoffee, até 50% em planos de seguro e assistência de viagem da Coris; de 20% a 50% nos vinhos da Vinícola Góes; de 15% nas matrículas dos cursos de micropigmentação da Natalia Beauty & Academy; de até 50% na Pernambucanas; de até 50% nas marcas franqueadas pela 300 Franchising; e de até 40% na Anjos Colchões.
Sem contar as iniciativas dos líderes do varejo brasileiro, a Casas Bahia, Ponto Frio, Extra, Magazine Luiza, Fast Shop, entre outras.
Tem quem aproveite para lançar produtos. A Acer, por exemplo, orefece um estoque exclusivo com descontos para o novo Aspire Nitro 5 AN515-55-59MT.
E há quem aproveite para substituir os descontos por mensagens que valorizam a relação humana, como na ação “Bom mesmo é estar junto”, da Formaggio Mineiro. Já a Localiza optou por reverter 15% de todo o lucro desta sexta-feira (27) para a ONG Gerando Falcões. Já a empresa de treinamentos Massimus, plantará uma árvore a cada curso vendido de 23 a 27 de novembro, chamada a semana Green Week.
Do fenômeno das lives, vem o exemplo da Pague Menos, com o Xand Avião. A super live “Black Live” aconteceu nesta quinta-feira (26) com a participação de Tirullipa e apresentação de Cris Campos, do programa Sempre Bem.
Ao lado dos tradicionais eletroeletrônicos e eletrodomésticos, estão os descontos de desconto de pão, da Wickbold, que usou até um mote – “Wick Friday: o saudável que é uau tem nome” para se destacar; de pizza, da Pizza Hut, apresentada com a ação “Parece mágica, mas é 50% de Desconto”, criada pela Greenz; de camisetas a preço único de R$ 33,90 no e-commerce Chico Rei; de chocolate, da Kopenhagen, com descontos entre 30% e 40% apresentados pela atriz e apresentadora Adriana Galisteu; de guloseimas da Hershey’s com descontos de até 80%; e até de monitor interativo, da Wacom One.
Da indústria ao comércio e serviços, a Black Friday reúne todos os segmentos da economia, consagrando até mesmo tecnologias antes usadas apenas para comunicação.
O WhatsApp é um exemplo. O aplicativo deve se consolidar como uma ferramenta estratégica de vendas nesta Black Friday. “Temos percebido o aumento do uso do app, o que tende a crescer ainda mais, uma vez que a ferramenta permite aos usuários pronto atendimento personalizado, sem que o consumidor sequer precise sair de casa”, comenta Marcos Saurin, líder na Myntelligence no Brasil, empresa de tecnologia com foco em marketing digital sediada na Itália e Inglaterra.
O executivo encara a utilização do app por empresas e clientes como algo natural. “É uma opção que já vinha facilitando a vida das pessoas no dia a dia para a troca de mensagens pessoais e que só seguiu o rumo orgânico de seguir facilitando a vida também do consumidor”, complementa Saurin.
Com tentações pulando da tela do celular, é fácil cair em ciladas que escondem preços “pela metade do dobro”. O advogado Francisco Gomes Júnior, especialista em direito digital, deixa seis dicas: listar prioridades; pesquisar a reputação do vendedor; fugir de URLs falsas; desconfiar de exageros; evitar pagamentos por transferências bancárias e boletos; e descartar formulários que pedem muitos dados pessoais.
“É importante fazer as compras com os devidos cuidados para evitar ser vítimas de fraudes e, principalmente, que seus dados pessoais sejam indevidamente roubados”, resume o advogado.
Por falar em desconfiança, também o Buscapé alerta para os descontos fajutos com a campanha “Amado pelos desconfiados”, criada pela Wieden+Kennedy. Outra forma de se prevenir é consultar o órgão de defesa do consumidor Procon, que possui uma lista com mais de 170 empresas e sites não confiáveis.
A Black Friday tem realmente de tudo e é, sem dúvida, uma oportunidade para as marcas que sabem respeitar os direitos dos consumidores.
Fonte: PropMark