Coca-Cola é a marca mais lembrada em patrocínios de eventos no Brasil

20 de junho de 2024 às 12:15


Heineken, Brahma, Vivo e Itaú também se destacam na lembrança dos consumidores, segundo Qualibest

A Coca-Cola é a marca mais lembrada quando o assunto é patrocínio de eventos no Brasil, segundo uma pesquisa da Qualibest. A fabricante de bebidas ficou com 70% da lembrança dos respondentes do questionário, que investigou o conhecimento, a intenção de participação e a relação dos brasileiros com shows, eventos e festas tradicionais, bem como suas impressões sobre as marcas patrocinadoras.

O ranking também é composto por Heineken (61%), Brahma (61%), Vivo (59%) e Itaú (58%). As ações de Marketing que mais chamam a atenção incluem espaços interativos e camarotes nos eventos. A pesquisa ainda traz um dado relevante sobre patrocínios de esportes, em que 53% dos entrevistados acreditam que os esportes brasileiros são vistos como os eventos mais importantes para uma marca ter seu nome associado.

A familiaridade com essa modalidade de patrocínio explica esse resultado, mas há muito o que investir em outras expressões culturais, ainda mais se a marca quer atingir outros públicos. Patrocinar uma festa folclórica mostra que a marca valoriza a cultura brasileira e patrocinar festivais de música mostra uma aproximação com o público jovem foram os atributos que os entrevistados mais concordaram no estudo. Isso mostra que o perfil da festa fica diretamente atribuído a marca.

No que diz respeito à frequência em eventos, os shows de músicas nacionais (35%), as festas de São João (34%), e o Carnaval (27%) são os mais frequentados entre os brasileiros, seguidos por eventos esportivos (24%) e festas religiosas (19%). O Nordeste, em particular, destaca-se pela forte participação em suas festas regionais.

O streaming e a TV também desempenham um papel significativo no consumo de eventos. Shows de músicas nacionais e eventos esportivos são os mais assistidos, seguidos por shows internacionais e Carnaval.

Segundo Fábia Silveira, Gerente de Pesquisa do QualiBest, investir em patrocínios em festas folclóricas, esporte e festivais de música é uma estratégia para as marcas que desejam se conectar com a cultura brasileira e seus consumidores.

Fonte: Mundo do Marketing


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