CNN promete entrega multiplataforma para 60 milhões de espectadores
10 de março de 2020 às 10:34
Emissora estreia domingo (15) com sete anunciantes e 17 horas de programação ao vivo
Por Marina Oliveira
Douglas Tavolaro, CEO da CNN Brasil
(Alê Oliveira)
A CNN promoveu nesta segunda-feira (9), uma festa para celebrar o lançamento da emissora no Brasil. A rede de jornalismo estreia no dia 15 de março, no canal 577 das operadoras Claro/Net, Sky, Oi e Vivo e em diferentes plataformas digitais, como podcast, redes sociais, YouTube e website.
O evento, que aconteceu na Oca do Ibirapuera na capital paulista, reuniu autoridades como os governadores João Doria (São Paulo) e Wilson Witzel (Rio de Janeiro). Também estiveram presentes o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; o presidente do STF, o Ministro Dias Toffoli, a Secretária de Cultura Regina Duarte e o presidente em exercício, General Hamilton Mourão.
A festa recebeu ainda profissionais do mercado publicitário e parceiros comerciais da rede. Durante a celebração, Douglas Tavolaro, CEO da CNN Brasil, reforçou o orgulho de trazer o canal ao país e exaltou o mercado publicitário. “Obrigado a todos os anunciantes, marcas e representantes do mercado publicitário que estão conosco, sem vocês não há jornalismo de qualidade”, disse.
“A implantação da CNN Brasil foi marcada até aqui por duas palavras: planejamento e paixão. Tudo que idealizamos para montar essa emissora há mais de dois anos saiu do papel. Um novo modelo de negócios como empresa de mídia, posicionamento de mercado preciso e a montagem de um time de primeira linha para oferecer ao mercado uma nova opção de jornalismo diferente de tudo que temos hoje no Brasil. Tudo vem saindo exatamente como planejamos, mas não poderia imaginar que a CNN também iria nascer aqui cercada de tanta paixão”, completou.
Também à frente da operação como sócio e investidor da CNN Brasil, o empresário Rubens Menin ressaltou a importância da imprensa para a construção do país. “Muitas pessoas me perguntam por que CNN. Muito simples, eu sou brasileiro, moro no Brasil, amo esse país, temos negócios aqui e o que a gente mais quer é que este país vá para frente”, apontou.
Lançamento
A emissora, que estreia no próximo domingo (15) às 18h nas redes sociais e às 20h na TV, deve atingir 60 milhões de pessoas por dia com conteúdo multiplataforma. Além de um serviço de streaming, a CNN Brasil GO para assinantes do canal.
Uma das atrações anunciadas para a estreia da emissora é uma entrevista com o presidente Jair Bolsonaro. No mesmo dia, a CNN deve divulgar outras três exclusivas com Toffoli, Rodrigo Maia, e Alcolumbre.
De acordo com os anúncios feitos durante o evento de lançamento, a rede terá 17 horas de programação ao vivo. E vai manter a produção de documentários em parceria com produtoras nacionais e internacionais, como BBC, Reuters e Endemol, além de retransmitir atrações da grade americana, como o programa da jornalista Christiane Amanpour.
Comercial
Marcus Vinicius Chisco, vice-presidente comercial da rede, apontou o que o mercado pode esperar da CNN Brasil. A expectativa é grandiosa. Além dos sete players que já estão conosco com negócios anuais, bianuais e de até três anos, estamos sendo muito bem recebidos pelo mercado publicitário. O nosso grande objetivo é criar de fato um novo momento na história da indústria da comunicação. Temos certeza que hoje marcamos uma nova era no mundo do mercado publicitário”, declarou.
O modelo de negócios da CNN Brasil segue o padrão do adotado pela CNN americana. As fontes de receita da empresa são as cotas de patrocínio para a TV e o digital, os acordos de distribuição com operadoras de TV por assinatura e unidades de negócios derivadas do uso da marca CNN no Brasil.
O Santander foi uma dos primeiros a fechar acordo comercial com a CNN. Com duração mínima de três anos, a parceria comercial traz o banco como patrocinador oficial do CNN Brasil Business, plataforma de economia da CNN Brasil e do Jornal da CNN.
A emissora anunciou ainda acordo com a Cielo. A parceria comercial terá validade de dois anos e a empresa será patrocinadora dos jornais Expresso CNN, com Monalisa Perrone e Daniela Lima, e Live CNN, com Phelipe Siani e Mari Palma. A parceria prevê ainda anúncios de mídias avulsas na TV e um projeto de entregas na mídia digital. O acordo contempla também a presença da marca no “CNN Lab”, um laboratório de ideias de produção de conteúdo a serem desenvolvidas pela área comercial da CNN Brasil com parceiros do mercado. O projeto com a Cielo, o primeiro firmado pela CNN, é direcionado ao varejo.
Outra marca que está acreditando no potencial da emissora é a Volkswagen. A montadora patrocinará o Jornal da CNN, no horário nobre, de segunda a sábado. A parceria ainda prevê entregas nas plataformas digitais e mídia avulsa na TV. Magazine Luiza, Nestlé, 99 e IBM também já estão entre as patrocinadoras da rede.
“Hoje em função dos 12 pontos de contato que a gente vai ter traves do linear e dos 11 canais digitais a gente pode chegar diariamente a impactar 60 milhões de brasileiros. Isso é um número espetacular para uma empresa que nasce desse tamanho numa era digital e a gente tem certeza que ao empacotar on e off vai entregar o volume que as marcas precisam para atenderem seus diferentes clusters”, apontou Chisto.
Há poucos meses, a CNN entregou sua conta à AlmapBBDO. Para Chisto, o papel das agências não só para a emissora, mas para o mercado, é “fundamental”. “É o pivô central entre veículos e anunciantes e a gente tem muitas empresas que dependem efetivamente da comunicação, do relacionamento que é diretamente com o anunciante e a gente faz o cadenciamento dos negócios utilizando as técnicas, as abordagens planejamento e pesquisas dos nossos amigos das agências”, concluiu.
PropMark (10.03.20)