Campanha “Não cancele, remarque” estimula setor de eventos

31 de março de 2020 às 11:52


Empresas de entretenimento orientam forma de minimizar os impactos no segmento.

Juliana Ferraz, diretora de novos negócios da Holding Clube

Empresários da área de eventos estão criando estratégias para diminuir os impactos da pandemia no setor de eventos, que sofre pela isolamento social necessário neste momento.

As incertezas e os desafios fizeram Juliana Ferraz, diretora de novos negócios da Holding Clube, e Fernando Ximenes, sócio proprietário do Parque Estaiada, avaliarem e orientarem seus parceiros.

“Não cancele seu evento. Remarque! É sobre isso que venho falando insistentemente nas minhas redes sociais e em reuniões com clientes desde que todos os eventos das próximas semanas foram caindo um por um, como em uma fileira de dominós”, conta Juliana.

A executiva defende o momento de reclusão social, mas pontua que o cancelamento de todos os eventos programados geraria um impacto gigantesco para profissionais, como artistas, fornecedores, funcionários e muitas pessoas envolvidas diretamente e indiretamente com esse mercado.

“Quando o produtor remarca, segue empregando e fazendo a economia funcionar. Quando um evento é simplesmente cancelado, a gente joga no lixo dinheiro, horas de trabalho, ideias, materiais e sonhos. Se a gente adia, a gente segue produzindo, planejando e tendo tempo para atravessar essa tempestade”, comenta.

Para Ximenes, o cancelamento e solicitação do reembolso do contrato levaria, inclusive, grandes empresas a falência. O empresário avalia que o movimento serve para o setor de eventos e para o mercado em geral. “Com esse comportamento estaremos mais fortes, confiantes e ainda mais parceiros dos nossos clientes para enfrentar a crise econômica pós pandemia. A responsabilidade das grandes empresas em adiar os eventos já pagos faz parte de uma conscientização nacional para o mercado não parar”, diz.

Diante de um cenário que estima 25% a menos no faturamento anual do setor, algumas associações estão sendo criadas para representar a classe perante o governo e buscar medidas que incentivem e apoiem o segmento. “Acreditamos que as metas serão dobradas e alcançadas. No nosso pior cenário, considerando aglomerações acima de 300 pessoas, estamos prevendo o retorno das atividades para agosto. Nosso objetivo é vender (e remarcar) todas as datas ainda disponíveis até maio. Em comparação de demanda e sendo otimista, trabalharemos no 2º semestre como se todo mês fosse dezembro”, acrescenta Ximenes.

Bob Dannenberg, Thiago Armentano e Fernando Ximenes

PropMark (31.03.20)


X