Arena do esporte: patrocínios esportivos devem alcançar US$ 48,4 bi em 2020

6 de fevereiro de 2020 às 12:01


Jogos Olímpicos, Copa do Mundo, além de torneios como a NFL e NBA,, entre outros impulsionam investimentos

Por Danúbia Paraizo

Mascote Ginga, do Time Brasil: Jogos de Tóquio devem impulsionar investimentos globalmente

Superlativo 1
Os investimentos globais em patrocínios esportivos tiveram crescimento recorde na última década. O mercado alcançará os US$ 48,4 bilhões em 2020, segundo o levantamento Warc Global Advertising Trend – Sport Sponsorship Investment. O apoio de marcas em grandes eventos como os Jogos Olímpicos, Copa do Mundo, além de torneios como a NFL e NBA, entre outros, impulsionou o cenário positivo, enquanto o universo de eSports também tem trazido oportunidades relevantes para o mercado.

Superlativo 2
Para 2020, é esperado globalmente crescimento de 5% em patrocínios esportivos, o maior aumento registrado na década. Os Jogos Olímpicos de Tóquio impulsionam a equação, sendo responsáveis por pelo menos US$ 5,94 bilhões em investimentos. Apenas entre os patrocinadores oficiais do Comitê Olímpico Internacional, tais como Coca-Cola e P&G, são esperados US$ 1,95 bilhão. Os outros US$ 3,33 bilhões serão oriundos de patrocinadores locais, tais como Canon e Fujitsu para Tóquio 2020 – valor quatro vezes maior que o investido na Rio 2016.

O Comitê Olímpico Brasileiro tem se movimentado no sentido de fortalecer sua marca. Anunciou parceria com a Mauricio de Sousa Produções e a Turma da Monica (foto) para divulgar o Time Brasil no exterior e localmente. O futebol também segue como grande motor de investimentos, sobretudo os torneios europeus, como a Premier League, além das ligas americanas, NFL e NBA e ainda a Indian Premier League, de cricket. No ambiente digital, os patrocínios em eSports alcançarão novo recorde, com investimento projetado de US$ 584 milhões em 2020.

Autenticidade 1
Com o tema Futebol raiz é na comunidade, a Kaiser realizou na semana passada a grande final de seu campeonato de futebol amador. O torneio reuniu os vencedores das competições locais que são apoiados pela marca. Times de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Blumenau (SC), Uberlândia (MG) e Santa Cruz do Sul (RS) disputaram o título, que teve como campeão o Vasco da Gama, de Esmeraldas. Ao longo da disputa, a Kaiser promoveu arenas com ativações para reunir as torcidas, entre elas, rodas de samba, grafite, gastronomia local e a tradicional resenha com jogadores como Dadá. O projeto de comunicação da Taça Kaiser é assinado pela Talent Marcel.

Autenticidade 2
Segundo Renan Ciccone, gerente de marketing da Kaiser, o projeto celebra o papel das comunidades na manutenção da cultura do futebol de várzea, que resiste à modernização do esporte profissional e mantém sua irreverência e autenticidade. Para disseminar a cultura, a marca criou em parceria com o site 90min a série Meu Terrão, que traz histórias e curiosidades sobre os times participantes do campeonato. Os vídeos contam com o protagonismo de quem mais entende de futebol raiz: os integrantes das comunidades. Depoimentos de torcedores, ex-presidentes e outras figuras que movimentam a cultura do futebol de várzea compõem os episódios. A Sugar Cane assina a produção da série. Os vídeos podem ser vistos no Facebook da Kaiser.

Onda
A Globoplay lançou no último dia 31 de janeiro o filme Gabriel Medina. A produção, exclusiva para a plataforma de streaming, é do canal OFF e HD filmes. O conteúdo narra a história e a evolução do surfista brasileiro desde a infância até alcançar dois títulos mundiais (2014 e 2018), além dos vice-campeonatos (2017 e 2019). A trajetória do atleta é contada sob a ótica de seus familiares, amigos e grandes nomes do esporte, como Galvão Bueno e o surfista Kelly Slater. Durante coletiva de imprensa no Rio de Janeiro na semana passada estiveram presentes Gabriel Medina, o roteirista Lucas Paraizo, o diretor Henrique Daniel, familiares e amigos do surfista.

Areia
A Decathlon é a nova apoiadora da etapa brasileira da EGA Group Internacional, uma das principais competições de Beach Tennis do mundo. Realizado em Santos, no litoral de São Paulo, o torneio é válido pelo circuito ITF (International Tennis Federation). Além de fornecedora do material esportivo dos jogos, como bolas e redes, a Decathlon aproveita o momento para o lançamento da linha de raquetes Sandever, marca própria voltada para a modalidade.

A marca se torna, então, colaboradora técnica oficial do torneio. Os produtos da nova linha foram desenvolvidos em parceria técnica com atletas, como a brasileira Rafaela Miller, bicampeã mundial da modalidade, e o italiano Michelle Cappelletti, tetracampeão mundial. A dupla também estará competindo no torneio, que será realizado nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, na Praia do Gonzaga.

Onda
A Globoplay lançou no último dia 31 de janeiro o filme Gabriel Medina. A produção, exclusiva para a plataforma de streaming, é do canal OFF e HD filmes. O conteúdo narra a história e a evolução do surfista brasileiro desde a infância até alcançar dois títulos mundiais (2014 e 2018), além dos vice-campeonatos (2017 e 2019).

A trajetória do atleta é contada sob a ótica de seus familiares, amigos e grandes nomes do esporte, como Galvão Bueno e o surfista Kelly Slater. Durante coletiva de imprensa no Rio de Janeiro na semana passada estiveram presentes Gabriel Medina, o roteirista Lucas Paraizo, o diretor Henrique Daniel, familiares e amigos do surfista.

PropMark (06.02.20)


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