68% da população nacional realizou alguma compra online em 2023

15 de maio de 2024 às 19:00


Por propmark – 14 de Maio de 2024 | 16:05

Dados da pesquisa E-Shopper Barometer, realizada pela Grupo Geopost, apontou que o e-commerce atingiu 10% do varejo total do país

O Grupo Geopost anunciou o lançamento da pesquisa E-Shopper Barometer, que revelou que o e-commerce no Brasil atingiu 10% do varejo total e a quantidade de compradores pela internet cresceu três pontos percentuais, atingindo 68% da população nacional em 2023, quando comparado com o ano anterior.

A pesquisa também mostrou que os brasileiros estão comprando produtos de pelo menos 4 categorias diferentes, com destaques para itens de moda, mencionada por 48% dos entrevistados, seguido de calçados e produtos de beleza e de cuidados com a saúde, empatados com 43%.

Em 2023, os itens automotivos tiveram o maior índice de procura dentre todos e deram um salto de 3 pontos percentuais chegando a 14% das menções.

De acordo com o levantamento, o e-commerce tem alcançado uma posição positiva e se mostrado como um aliado na forma de economizar tempo para 79% dos consumidores. Em comparação com as lojas físicas, 65% dos respondentes apontaram que o método reduz o estresse, além de ser conveniente para 53% deles.

“Os consumidores seguem amplamente convencidos sobre os benefícios do comércio eletrônico, como a economia de tempo e dinheiro em relação às compras nas lojas físicas”, afirmou Bruno Tortorello, presidente da Jadlog.

Outro ponto apresentado pela “E-Shopper Barometer” é o crescimento dos negócios C2C, já que 53% dos entrevistados usam as plataformas para comprar ou vender produtos com o intuito de economizar dinheiro, obter uma renda extra e liberar espaço no armário.

A pesquisa também mostrou que os desafios macroeconômicos de inflação e juros altos do Brasil fizeram com que o e-shopper brasileiro ficasse ainda mais sensível aos preços. Segundo a análise, 77% dos entrevistados disseram que o valor do produto é o principal ponto na decisão de compra e, além disso, 72% acreditam que economizam dinheiro comprando online.

Nesse caso, o estudo mostrou que os principais critérios de realização de compras estão relacionados às entregas grátis (48%), descrição detalhada do produto (26%), produtos que não têm taxas ou adicionais de valor ocultos no preço (23%) e à devolução grátis (20%).

“Mesmo em um contexto de inflação e juros altos do ano passado, tivemos resultados bem interessantes na pesquisa, como o crescimento do número de compradores”, destacou Bruno Tortorello, presidente da Jadlog.

Esse cenário também contribuiu para as importações de produtos e, segundo a pesquisa, quase 6 em cada 10 consumidores brasileiros compram em sites estrangeiros, especialmente em chineses (83%), norte-americanos (35%) e argentinos (6%).

Fonte: Propmark


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