Ir para o conteúdo

Top 50 agências respondem por 40% do mercado

Publicado em 28/05/2025 às 13:32, por: Claudia Sinapro-SP

Grupo das principais empresas de publicidade do País movimentou R$ 34,5 bilhões em compra de mídia em 2024, alta de 12,7%, segundo dados da Kantar Ibope Media publicados com exclusividade por Meio & Mensagem

Maiores agências do País movimentaram R$ 34,5 bilhões em compra de mídia em 2024 (crédito: shutterstock)

As 50 maiores agências de publicidade foram responsáveis por 40% da compra de mídia feita via agências no mercado brasileiro em 2024. Ao todo, o grupo movimentou mais de R$ 34,5 bilhões, o que representou incremento de 12,7%. Os dados são da Kantar Ibope Media, publicados com exclusividade por Meio & Mensagem.

Para chegar ao valor, a partir da base de dados disponibilizada pela Cenp-Meios, a Kantar Ibope Media faz um exercício extra, norteado pelos seus estudos de Advertising Intelligence, e atribui faixas de faturamento para cada grupo de dez agências citadas. Veja tabela abaixo.

Movimentações do ranking

Pelo segundo ano consecutivo, a Mediabrands, operação especializada em mídia do Interpublic Groupe (IPG), alcançou a liderança do ranking do Cenp-Meios das agências que mais compraram mídia. Já a EssenceMediacom, uma das operações do WPP dedicada a entregas de mídia, que havia saltado 12 posições no ranking passado até a quinta colocação, na edição atual caiu para o décimo posto.

BETC Havas, em segundo lugar, e WMcCann, em quarto, mantiveram suas posições no Top 5. As novidades no topo da lista ficaram por conta da Galeria, que passou da sexta colocação para a terceira, e da Africa, que avançou da oitava para a quinta posição.

Já a VML saiu da 10ª para a 13ª posição. Entretanto, é preciso considerar que o resultado seria outro caso estivesse somado o resultado da Wunderman Thompson, que aparece em 20º lugar. As duas agências se fundiram em 2024, mas a compra de mídia seguiu sendo feita por dois CNPJs diferentes durante o ano passado. A Ogilvy, que foi 11ª no ano anterior, aparece, desta vez, na nona posição.

Avanços, quedas e entrantes

A Wieden + Kennedy, com 16 posições, foi a agência que mais avançou no ranking das 50 maiores compradoras de mídia: passou da 33ª para a 17ª colocação. A DM9, por sua vez, saltou 11 postos, indo de 37ª para 26ª, enquanto a Streetwise pulou dez posições, subindo do 47º para o 37º lugar. Já iD/TBWA (21ª posição), GUT (23ª), iProspect (31ª) e Leiaute (50ª) ingressaram na lista das 50 maiores relativa ao ano de 2024.

Por outro lado, as agências que mais perderam espaço na lista foram: Debrito Propaganda, que passou do 30º para o 43º lugar; Jüssi, do 28º para o 40º; Greenz, do 36º para o 44º; Grey, do 22º para o 30º; FCB, do 25º para o 32º; Cheil, do 27º para o 34º; Paim, do 29º para o 36º; G/Pac, do 38º para o 45º; e Ideia 3, do 39º para o 46º lugar.

Assinante de Meio & Mensagem pode acessar o conteúdo do especial Agências & Anunciantes aqui.

As 50 maiores agências de publicidade em compra de mídia em 2024
2024AgênciaVariaçãoValor médio estimado por agência em 2024Valor médio estimado por agência em 2023Variação do valor médioShare de mercado por grupo de agências
1MediabrandsMédia de
R$ 1,7 bilhão
por agência
Média de
R$ 1,6 bilhão
por agência
6,3%20%
2Betc Havas
3Galeria
4WMccann
5Africa
6AlmapBBDO
7Publicis
8Artplan
9Ogilvy
10EssenceMediacom
11TalentMédia de
R$ 939 milhões por agência
Média de
R$ 747 milhões por agência
25,7%10,9%
12DPZ
13VML
14Suno United Creators
15Leo
16WE
17Wieden + Kennedy
18David
19Lew’Lara/TBWA
20Wunderman Thompson
21iD/TBWA*Média de
R$ 384 milhões por agência
Média de
R$ 292 milhões por agência
45,2%4,4%
22Propeg
23GUT*
24Calia
25Fbiz
26DM9
27Nova
28Agência Nacional
29Tech And Soul
30Grey
31iProspect*Média de
R$ 316 milhões por agência
Média de
R$ 308 milhões por agência
2,6%3,3%
32FCB
33CP+B
34Cheil
35Dentsu
36Paim Comunicação
37Streetwise
38LVL
39OpusMúltipla
40Jüssi
41BinderMédia de
R$ 138 milhões por agência
Média de
R$ 107 milhões por agência
29%1,4%
42Mene & Portella
43Debrito Propaganda
44Greenz
45G/PAC
46Agência Um
47Agencia Um
48Babel Azza
49**
50Leiaute*
Soma das agências mencionadasR$ 34.552.819.594R$ 30.648.717.10712,7%40%

Fontes: Ranking de Agências: CENP-Meios
Informações complementares: Kantar IBOPE Media – Advertising Intelligence
*não estava no ranking em 2023 ** Agência optou por não figurar no ranking de 2024 elaborado pelo CENP-Meios

Fonte: Meio&Mensagem

WhatsApp