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País Criativo do Ano, Brasil eterniza presença na história do Cannes Lions

Publicado em 11/06/2025 às 10:19, por: Claudia Sinapro-SP

Agenda e ativações exaltam a potência da propaganda “made in Brazil”, que vai da capacidade de emocionar ao impulso nos negócios

Este será um ano histórico para o Brasil no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Só mesmo um “país tropical, abençoado por Deus” poderia ser o primeiro a receber o título de Creative Country of the Year. A música de Jorge Ben Jor lembra ainda que “em fevereiro tem Carnaval”, festa popular tão criativa quanto a propaganda. A homenagem enaltece um povo que emana a habilidade de resolver as mazelas do dia a dia com ideias pra lá de inusitadas.

Diversas ativações estão previstas para ocorrer nesta 72ª edição do evento, realizada no sul da França entre os dias 16 e 20 de junho de 2025. O retorno da FilmBrazil Terrace Party é uma delas. No ano passado, a plataforma de internacionalização da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) já havia espalhado brasilidade nos ares de Cannes com o show da cantora e compositora Liniker.

A iniciativa teve o apoio da rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo Spcine, Globo, BR Media Group, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (programa Creative SP) e da Agência de Promoção de Investimentos Invest SP, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

A agenda comemorativa deste ano disponibilizou alguns mimos. Brasileiros que adquiriram ingressos para o festival puderam presentear outro colega que nunca participou do prêmio com um passe de cortesia.

Tradicionalmente uma das maiores do evento, a delegação nacional promete desbancar outras nacionalidades. O português deve se tornar praticamente o idioma oficial da La Croisette, avenida à beira-mar de Cannes, endereço do Palais des Festivals et des Congrès, que abriga o evento desde 1984. Antes, Veneza, na Itália, e Monte Carlo, em Mônaco, receberam o evento.

Resgate
O festival recebeu 26.753 inscrições em 2024, ante os 26.992 cases submetidos em 2023. Do Brasil, foram 2.066 trabalhos. O país ganhou dois GPs, 14 Ouros, 31 Pratas e 45 Bronzes. Os 92 Leões conquistados pela publicidade nacional no ano passado repetiram o mesmo volume registrado em 2023. Desde 1971, o Brasil inscreveu mais de 56 mil peças e ganhou 1.911 Leões.

Fonte: Propmark

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