Os quatro estágios de uma abordagem de funil completo: como criar conexões em cada etapa do caminho


O cenário do marketing apresenta um paradoxo interessante nos dias de hoje. Existem muito mais formas de alcançar os clientes do que nunca, mas criar conexões significativas nunca foi tão desafiador. Há muitas maneiras pelas quais os clientes podem descobrir uma marca que podem vir a amar: por meio de um anúncio que chamou a atenção e continuou aparecendo no momento certo, ou talvez por ver essa marca de uma forma que se conecte com eles. Através de anúncios exibidos em várias situações diárias onde adoramos passar nosso tempo, temos a chance de nos conectar com nossos itens favoritos. Nossas vidas, entretenimento e tecnologia agora estão inerentemente interligados, e uma típica “jornada do cliente” não existe mais.
Os anunciantes estão experimentando isso em primeira mão, pois os consumidores estão passando por um labirinto de pontos de contato ̶ desde o streaming até dispositivos móveis e experiências na loja física. Com a infinidade de canais e dispositivos por onde os clientes se conectam, tornou-se cada vez mais desafiador para os anunciantes entender como seus gastos com mídia estão fazendo a diferença. Essa complexidade não é apenas um desafio ̶ é uma oportunidade. Mas apenas se mudarmos a forma como pensamos em alcançar e engajar os clientes. As abordagens de marketing tradicionais simplesmente não conseguem acompanhar a jornada fragmentada do cliente de hoje. É aí que uma abordagem de funil completo se torna crucial.
Embora saibamos que as jornadas do cliente atuais raramente seguem uma linha reta, com os clientes alternando entre os estágios, pulando etapas, indo e voltando, ainda existem quatro estágios abrangentes onde uma abordagem de funil completo pode criar impacto. O primeiro é a Conscientização, onde alcançamos públicos relevantes e únicos em escala.
Trata-se de apresentar marcas a clientes potenciais em contextos significativos, usando uma variedade de formatos, como streaming de TV, anúncios de áudio ou até mesmo as caixas de entrega. Uma estratégia de funil completo pode encontrar os clientes em seu último ponto de contato, na caixa entregue à sua porta, impactando-os com sucesso de forma criativa ̶ a Livelo incluiu códigos QR para promover seu programa de pontos em caixas da Amazon no ano passado, levando os clientes a um vídeo informativo e, em seguida, direcionando-os para a página do programa no site da Amazon Brasil.
Em seguida, há a Consideração, onde construímos conexões de marca significativas e transformamos o interesse em ação. É aqui que os clientes começam a ver as marcas como soluções para suas necessidades ̶ imagine um anúncio display de um produto que você está procurando sendo exibido enquanto você está comprando produtos semelhantes online. Em seguida, vem a Compra, onde impulsionamos um impacto eficaz e eficiente em diversos canais. Trata-se de estar presente nesses momentos cruciais de tomada de decisão. Finalmente, conquistamos a Lealdade, continuando esse impacto omnichannel para construir relacionamentos duradouros.
O que torna essa abordagem tão poderosa é como cada estágio reforça os outros. Quando feito corretamente, significa que os anunciantes não estão apenas movendo os clientes por um funil, mas construindo um impulso que se acumula em cada estágio. Além do mais, ao conectar as táticas de campanha de conscientização, consideração e conversão em uma estratégia coesa, as marcas podem medir a contribuição de cada tática e permitir a otimização contínua.
Para marcas emergentes, a oportunidade é ainda mais atraente. Insights do estudo Brand Lift da Amazon, publicado em novembro do ano passado, mostra que marcas com menor índice de conscientização da base de clientes podem conseguir aumentar 5,3 vezes mais a conscientização relativa da marca em comparação com marcas mais estabelecidas. Isso demonstra o quão eficaz uma abordagem de funil completo pode ser para aumentar o awareness da marca. Além disso, quando os anunciantes combinam publicidade em vídeo e display, eles alcançam um aumento 2,2 vezes maior no conhecimento da marca em comparação com o uso de anúncios apenas em vídeo.
A mensagem é clara: no cenário de mídia fragmentado de hoje, criar esses momentos e conexões onipresentes com os clientes não é apenas desejável. Uma abordagem de funil completo feita corretamente, apoiada por medições e insights robustos, é essencial para o crescimento da marca.