OOH vive era de reinvenção criativa com experiências urbanas e ações regionais

De mídia complementar a peça central das estratégias de marca, setor aposta em dados e regionalidade para se conectar com o consumidor
Em um mercado de transformações aceleradas na comunicação, o out of home vive uma era de reinvenção. Antes considerada uma mídia complementar, hoje é protagonista nas estratégias de construção de marca. Campanhas interativas, experiências urbanas, mensagens em tempo real e ativações que dialogam com o entorno tornaram-se a nova régua da excelência no setor.
Neste Especial Criatividade, o propmark conversou também com líderes de agências, veículos e empresas que estão na vanguarda dessa revolução criativa.
“O OOH coloca a marca onde a vida acontece”, acredita Emilio Medina, sócio-fundador da Altermark. A agência, que desde 2017 conta com a unidade criativa AlterLabs, trata o meio como território de experimentação.
“O lado criativo nasce da conexão com o ambiente e com o momento. O espaço para inovação sempre existiu, mas agora, com mais dados e tecnologia, conseguimos justificar projetos inovadores, como sempre fizemos ao longo da nossa história”, afirma.
Essa mesma visão é compartilhada por Tony Arbex, co-CMO da AfricaCreativeMídia. Para ele, se não houver ousadia, o trabalho criativo perde sentido: “Estamos em um momento em que temos de tentar todas as possibilidades novas, entender o que funciona melhor para cada formato, marca e público. Se não estamos testando os limites do formato e surpreendendo os nossos consumidores, não estamos fazendo nosso trabalho direito”.
Na Action, Leonardo Pereira reforça o papel de uma criação adaptada ao meio: “Gostamos muito de trabalhar a lógica inversa de olhar para as possibilidades e formatos do meio e como isso pode potencializar uma marca, produto ou serviço”.
DOOH
O avanço tecnológico foi decisivo para esse novo capítulo criativo. O digital out of home (DOOH) trouxe dinamismo, segmentação e capacidade de resposta em tempo real. Para Wlamir Lino, vice-presidente comercial e expansão de negócios da Clear Channel, “os dados de mobilidade e comportamento têm ampliado as possibilidades de personalização e atuação em tempo real, permitindo campanhas mais dinâmicas, contextualizadas e impactantes”.

Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia, vai além: “O DOOH abriu uma nova dimensão para nosso setor. A possibilidade de trabalhar com conteúdo dinâmico, segmentado e em tempo real permite que a comunicação seja mais relevante, contextual e até útil para quem está na rua”. Na empresa, ações como ‘Abrigo amigo’ – feita em parceria com a AlmapBBDO – aliam propósito e tecnologia, transformando pontos de ônibus em abrigos acolhedores.
A NEOOH aposta em ativações que buscam fugir do convencional. “Criamos um jogo de cartas suspenso por um guindaste sobre São Paulo para a Copag — as ativações out of the box têm brilhado porque unem forma, função, potencial de viralizar e surpresa”, relata o CEO Leonardo Chebly. Para Paulo Queiroz, CEO da RZK Digital, “A tecnologia elevou o DOOH a um novo patamar de relevância. Hoje conseguimos entregar campanhas com altíssimo nível de personalização, integradas ao contexto local e ao momento do consumidor”.
Fonte: Propmark