Ir para o conteúdo

Ogilvy, agência do grupo WPP, demite 700 funcionários e encerra equipe global de diversidade.

Publicado em 30/06/2025 às 13:41, por: Patricia Alexandre

Empresa confirmou nesta sexta-feira (27) a demissão de 5% de seu quadro global. Mudança inclui adoção de IA e extinção da diretoria global de DEI.

A Ogilvy, agência de publicidade do grupo britânico WPP, confirmou nesta sexta­feira (27) ao Valor que está demitindo 5% de seu quadro global de 14 mil funcionários – cerca de 700 pessoas. Segundo a empresa, as dispensas, chamadas de “ajustes estratégicos”, já começaram em alguns mercados e estão sendo implementadas de forma escalonada, “de acordo com as necessidades de cada região”. A agência tem mais de 120 escritórios em quase 90 países.

As demissões fazem parte do que a agência descreve como uma “reformulação estratégica das operações globais para aumentar a agilidade e a eficácia em um mercado dinâmico”. O processo inclui a integração de fluxos automatizados com o WPP Open, plataforma de inteligência artificial da holding. A Ogilvy afirmou que a medida busca ampliar a eficiência operacional e permitir que as equipes se concentrem em trabalhos mais criativos e de maior valor.

Escritório da Ogilvy em Washington, nos Estados Unidos – Foto: Reprodução

“Acreditamos que agências impulsionadas pela criatividade humana e potencializadas pela IA continuarão sendo parceiras valiosas para os clientes. Embora os fluxos de trabalho baseados em IA transformem a forma como operamos – especialmente em funções de back-office e capacitação – nosso foco está em ampliar nosso talento criativo, não em substituí-lo”, informou a empresa, em nota.

As mudanças ocorrem em meio à piora dos resultados financeiros da holding. No primeiro trimestre de 2025, o WPP registrou queda de 7,6% na receita líquida, que somou f 2,48 bilhões – ante f 2,69 bilhões no mesmo período do ano anterior. A receita bruta caiu 5%, totalizando f 3,24 bilhões.
A rede David, afiliada à Ogilvy, não será impactada pela rodada de demissões. De acordo com a empresa, a agência opera com estrutura independente dentro do grupo, o que justificaria sua exclusão do processo.
Outra mudança significativa anunciada pela Ogilvy é o fim da equipe global de diversidade, equidade e inclusão (DEI), incluindo a extinção do cargo de chefe de diversidade, equidade e inclusão, ocupado até então pela executiva Tope Ajala. As responsabilidades da área, de acordo com a agência, foram transferidas para lideranças regionais, que seguirão com apoio da equipe de inclusão da WPP.
“Para melhor atender nossa rede, estamos abandonando uma estrutura global centralizada de Inclusão. Em vez disso, estamos capacitando nossos líderes regionais de Inclusão, que continuarão recebendo suporte da equipe global de Inclusão da WPP, na qual a empresa investiu nos últimos anos. Acreditamos que isso nos ajudará a garantir que os recursos humanos e financeiros que a Ogilvy investe em seus esforços de Inclusão e Impacto sejam direcionados para onde possam gerar maior relevância e impacto, promovendo uma maior apropriação e responsabilização local por nossos esforços”, disse, em nota.
A Ogilvy também informou que continuará investindo em grupos de afinidade, programas de desenvolvimento de liderança, parcerias estratégicas e iniciativas locais. “Nosso compromisso com a inclusão, a cultura e com a diversidade de pensamento para nossos clientes continua sendo fundamental para quem somos. Essa evolução em nível global não impactará nossas iniciativas, estratégias ou responsabilização regionais e de mercado existentes.”

WhatsApp