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Investimento global em publicidade deve atingir US$ 992 bilhões em 2025

Publicado em 01/07/2025 às 16:54, por: Patricia Alexandre

Relatório da Dentsu aponta avanço de 4,9% no próximo ano, puxado pelo digital e pela força de mercados como Brasil e Índia

A mais recente edição do relatório ‘Global ad spend forecasts’, da Dentsu, projeta que os investimentos globais em publicidade devem crescer 4,9% em 2025, mesmo diante de uma perspectiva econômica menos favorável. A estimativa é que o setor movimente US$ 992 bilhões no período, superando novamente o desempenho da economia global.

Embora o crescimento previsto seja inferior aos 6,7% registrados em 2024, ano impulsionado por eventos como os Jogos Olímpicos e as eleições presidenciais nos Estados Unidos, o mercado publicitário segue avançando em ritmo acima do PIB global.

Entre as regiões, a Ásia-Pacífico deve liderar, com crescimento de 6% e participação de 36,4% no total. Índia se destaca com alta de 7,9%. Na sequência, aparecem as Américas, com avanço de 4,2%, puxadas pelo Brasil, que deve crescer 7,1%, e a região de EMEA (Europa, Oriente Médio e África), com expansão de 4,5% – sendo o Reino Unido o principal motor de crescimento, com 6,9%.

A publicidade digital continua como principal força do setor. Em 2025, o segmento deve crescer 7,9%, somando US$ 678,7 bilhões e respondendo por 68,4% do total global. Entre os formatos com maior avanço estão retail media (+13,9%), redes sociais (+9,2%) e mídia programática (+8,4%). A busca digital também terá crescimento expressivo (+8,3%), impulsionada por tendências como IA conversacional, busca por voz e social search.

Plataformas de streaming como Netflix devem contribuir para a expansão da publicidade em CTV, com previsão de crescimento de 10,9%. Já a TV linear deve registrar retração de 1,8%.

Na mídia OOH, o crescimento previsto é de 2,7%, com destaque para DOOH, que deve avançar 4,2%.

Will Swayne, presidente global de mídia e soluções integradas da Dentsu, explica que os dados indicam que a transformação algorítmica da mídia segue em curso. A projeção é de que 78,1% dos investimentos em publicidade serão baseados em algoritmos até 2027.

Entre os setores anunciantes com maior crescimento previsto estão telecomunicações (+8,3%) e cosméticos/cuidados pessoais (+7,3%), com destaque para o avanço do 5G e a busca por produtos ligados ao bem-estar e sustentabilidade.

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