IA deixou de ser tendência para ser ferramenta de produtividade

Estudo realizado pela RD Station mostrou, entre outros, que quase 60% das empresas já utilizam a tecnologia nas operações
A inteligência artificial é um caminho sem volta. Estudo realizado pela RD Station, o Panoramas 2025, mostrou que 58% das empresas já utilizam a tecnologia em suas operações.
No marketing, 70% dos profissionais utilizam IA para atividades como criação de conteúdo, planejamento estratégico e personalização de campanhas. Já nas vendas, a tecnologia é aplicada na elaboração de pitches, análise de dados e otimização da produtividade.
O dado representa um crescimento de 12 pontos percentuais em relação à última edição do estudo.
Entre os principais benefícios relatados pelas empresas que adotaram IA estão maior facilidade na criação de conteúdo (72%) e aumento de produtividade (71%). Apesar desses avanços, 48% das empresas ainda estão nos estágios iniciais de implementação.
O WhatsApp também se destacou como uma ferramenta estratégica, sendo utilizado por 72% das empresas – sete pontos percentuais a mais que em 2024 – para diversas finalidades, como atendimento comercial e fechamento de vendas (67%), nutrição de leads e envio de ofertas (52%) e captação de leads via botões ou anúncios pagos (37%).
O canal foi apontado como o mais eficaz no contato inicial com leads, superando telefone e e-mail. No entanto, desafios como esforço manual e dificuldade para mensurar resultados ainda precisam ser enfrentados.
O estudo mostra uma tendência de alta, já que houve um crescimento de sete pontos percentuais em relação ao ano passado (era 65%).
Em entrevista ao propmark, Vicente Rezende, CMO da RD Station – unidade de negócio da TOTVS –, detalha o estudo e explica como a IA deve estar cada vez mais presente no marketing.
O estudo mostra que 71% das empresas não atingiram suas metas de marketing em 2024. Quais fatores você acredita que mais contribuíram para esse cenário?
A falta de definição de metas claras (33% das empresas sequer tinham metas) é um fator crítico que vemos pelo terceiro ano consecutivo. Sem metas, não há como planejar, medir ou crescer. Além disso, a dificuldade em aumentar a conversão ou engajamento de leads, a falta de maturidade em automação de marketing para gerir e nutrir leads, e a necessidade de melhor uso de dados também contribuíram significativamente. A falta de integração entre marketing e vendas, evidenciada pela ausência de SLAs em 57% das empresas, também prejudica o alcance das metas.
Um dos dados mais chamativos é o crescimento da adoção de IA em marketing e vendas. O que mudou no último ano para que essa evolução se acelerasse?
A IA deixou de ser uma tendência para se tornar uma ferramenta de produtividade essencial. A evolução se acelerou devido à sua capacidade de resolver problemas específicos, como a criação de conteúdo, planejamento, análise de dados, personalização de campanhas e até na criação de chatbots. A facilidade de uso e a percepção de que a IA pode agilizar tarefas e entregar respostas mais inteligentes também impulsionaram a adoção. Além disso, a crescente oferta de ferramentas com IA embarcada, consideradas essenciais por 34% dos times, demonstra um amadurecimento do mercado.

Ainda que 58% das empresas já usem IA, quase metade está nos estágios iniciais. O que está travando essa maturação nas empresas brasileiras?
A falta de clareza sobre como aplicar a IA para resolver problemas específicos é um fator importante. Muitas empresas ainda estão no básico, sem explorar todo o potencial da IA para otimizar processos e melhorar a eficiência. Muita gente ainda usa IA para gerar copy, e não olha para o potencial da tecnologia, que pode trazer listas de leads mais prontos para avançar na compra. A necessidade de integrar a IA com outras ferramentas e dados, e a falta de habilidades e conhecimento para usar a IA de forma estratégica também tendem a travar a maturação.
O WhatsApp superou outros canais como principal ferramenta de contato com leads. Esse resultado surpreendeu vocês? Como vê o futuro desse canal na estratégia de marketing?
O crescimento do WhatsApp não surpreende, pois ele oferece uma experiência mais fluida e personalizada. O futuro desse canal é promissor, especialmente quando combinado com IA para escalar o atendimento, nutrir leads e manter um diálogo constante com o cliente de forma personalizada e eficiente. O marketing conversacional, impulsionado pelo WhatsApp, está ganhando força por oferecer uma experiência mais direta e engajadora. No entanto, é crucial superar desafios como o esforço manual e a dificuldade para mensurar resultados para maximizar o potencial do WhatsApp na estratégia de marketing.
Fonte: Propmark