Google apresenta soluções com IA para publicidade e comércio digital

Dan Taylor, VP global de Ads & Commerce, destaca melhorias na experiência do consumidor e os resultados dos anunciantes
O Google reuniu jornalistas em uma mesa redonda digital para antecipar os principais anúncios do Google Marketing Live 2025, que acontece nesta quarta (21). O evento global apresenta as novas soluções da publicidade digital na plataforma, com IA.
A coletiva foi liderada por Dan Taylor, vice-presidente global de Ads & Commerce, que destacou os recursos que integram IA em todas as etapas do desenvolvimento, e que prometem melhorar a experiência do consumidor e os resultados do anunciante.
“Estamos reimaginando o futuro dos anúncios e das compras. Anúncios que não interrompem, mas ajudam. Conteúdo que aparece no momento certo. E que elimina suposições para gerar impacto mensurável”, afirmou o executivo, ao abrir a apresentação.
Entre os anúncios, estão novas experiências de busca com IA, criativos produzidos com modelos generativos, maior previsibilidade nos lances e o uso de agentes inteligentes para automatizar tarefas dentro do Google Ads, do Google Analytics e até mesmo do navegador Chrome.
Ferramenta de busca
A partir deste mês, anúncios de busca em shopping passam a aparecer dentro das chamadas ‘AI Overviews’, que são respostas geradas por inteligência artificial dentro da experiência de busca do Google.
Esses anúncios serão exibidos inicialmente em desktop e nos Estados Unidos, com expansão para dispositivos móveis em países de língua inglesa ainda este ano. Segundo o Google, as AI Overviews já impulsionam mais de 10% de crescimento no uso da busca em mercados como EUA e Índia, além de favorecerem um aumento nas consultas comerciais.
Outro avanço importante envolve o ‘AI Mode’, uma experiência de busca mais interativa, que permite ao usuário formular perguntas complexas, receber respostas detalhadas com links e gerar conversas adicionais. Os anúncios começam a ser testados também nesse ambiente, integrados diretamente nas respostas.
Performance e Smart Bidding Exploration
O ‘Smart Bidding Exploration’ chega como a maior atualização nos sistemas de lances do Google em mais de dez anos, segundo a plataforma.
A ferramenta usa tecnologia para explorar termos de busca menos óbvios, mas com potencial comercial, ajudando os anunciantes a capturar novas oportunidades de conversão fora do que já vinha funcionando nas campanhas.
Com metas de ROAS mais flexíveis e abordagem preditiva, a IA identifica padrões que ampliam a cobertura da campanha sem comprometer o retorno esperado. De acordo com dados divulgados, campanhas que já utilizam o recurso observam uma média de aumento de 18% nas categorias exclusivas com conversão e 19% nas conversões totais.
Novidades para o processo criativo
Na parte criativa, o Google aposta na IA generativa para otimizar o processo de produção de anúncios visuais, além de novos recursos para automatizar tarefas e decisões ao longo do processo de criação e otimização de campanhas
O novo Asset Studio será a central para criativos dentro do Google Ads, reunindo as ferramentas baseadas nos modelos Imagen e Veo, capazes de gerar vídeos a partir de imagens estáticas e aplicar técnicas como o outpainting (expansão de moldura). As soluções já foram utilizadas em campanhas como ‘O Mágico de Oz’, na Sphere de Las Vegas.
Com o Product Studio e o Merchant Center, a companhia também amplia a funcionalidade ‘Gerado para Você’, que utiliza IA para analisar catálogos de produtos e sugerir imagens, vídeos, títulos e promoções com alta probabilidade de engajamento. A função está sendo disponibilizada, inicialmente, nos Estados Unidos.
Para Taylor, essas atualizações ajudam os profissionais a darem escala à criatividade. “O conteúdo bonito é essencial para inspirar. Mas muitas vezes é difícil e demorado de produzir. Com IA, conseguimos transformar uma visão criativa em realidade em segundos”, destacou ele.
Com base em dados já disponíveis nas contas, como landing pages, criativos e resultados anteriores, os ‘agentes’ são capazes de sugerir melhorias, identificar oportunidades e até implementar ajustes diretamente.
Google Ads e Analytics
No Google Ads, o novo assistente poderá sugerir grupos de anúncios personalizados, criativos e palavras-chave com base em padrões temáticos. No Google Analytics, os agentes ajudarão a identificar tendências e insights com maior clareza visual.
Já no navegador Chrome, será lançado, ainda este ano, o Marketing Consultant: uma IA integrada ao navegador, com orientação passo a passo e capacidade de identificar problemas como tags ausentes nas campanhas.
Melhorias nos testes de crescimento de baixo custo, atualizações na mensuração entre canais no Google Analytics e a expansão do Gerenciador de Dados, que funcionará como hub para coleta e ativação de dados primários, mas com privacidade integrada e suporte à IA.
Avanço da IA no marketing digital
De acordo com o levantamento da empresa, a adoção da IA do Google para geração de criativos cresceu mais de 250% em um ano, e as campanhas Performance Max com AI Max apresentaram 27% mais conversões em média, com retorno semelhante.
Durante a mesa redonda, Dan Taylor reforçou que as ferramentas operam exclusivamente com os dados autorizados e já disponibilizados pelos anunciantes.
“A IA funciona como um companheiro, que ajuda a agrupar insights e análises com base nos dados que o profissional de marketing já tem acesso. Não acessamos nada além disso”, afirmou. Ele também destacou que o objetivo é facilitar a tomada de decisão, e não substituí-la, mantendo o controle nas mãos do usuário.
Fonte: Propmark