As 9 características do cliente ideal, segundo as agências

Primeira edição do Marketer Scope, da Scopen, elenca atributos indispensáveis ao cliente exemplar; Itaú, Ambev e Unilever são as empresas que mais se aproximam desse ideal
A busca por relações de longo prazo, remuneração adequada e aposta na criatividade são os três de nove atributos que caracterizam o cliente ideal, segundo as agências ouvidas pelo Marketer Scope.
Realizado pela primeira vez no Brasil, o estudo da Scopen ouviu, de julho a setembro de 2024, 441 profissionais de agências para obter uma definição dos atributos do cliente exemplar. Veja a seguir:

A partir dessas características, a Scopen montou um ranking das dez marcas que, segundo os entrevistados, mais se aproximam do cliente exemplar. Itaú, Ambev e Unilever formam o pódio:

Os participantes do estudo também avaliaram atuais ou ex-clientes em 13 atributos. Os mais mencionados foram: presença de bons profissionais na equipe de marketing (64,2%), compartilhar resultados que permitem aprendizado para as próximas campanhas (60,3%) e busca pela inovação e transformação do negócio (59,1%).
Por outro lado, o atributo menos mencionado foi o respeito em concorrências e remuneração das agências participantes do processo (17,3%), o que evidencia a baixa adesão a essa prática por parte dos anunciantes.
Quando os atributos foram analisados de forma individual, os anunciantes que mais apareceram no top 3 foram: Volkswagen (líder em cinco atributos e na segunda posição em outro atributo) e Google (figura em seis atributos entre os top 3, sendo quatro deles na segunda posição e na terceira em dois atributos). Já Mondelez, Coca-Cola e Netflix estão presentes no top 3 em quatro dos 13 atributos analisados. Confira a seguir:



Ao considerar as posições das marcas em cada um dos atributos, a Scopen montou o ranking global de avaliação das empresas, que calcula a média em função da posição obtida por cada empresa em cada um dos 13 atributos analisados. Veja:
Ao considerar as posições das marcas em cada um dos atributos, a Scopen montou o ranking global de avaliação das empresas, que calcula a média em função da posição obtida por cada empresa em cada um dos 13 atributos analisados. Veja:

Fonte: Meio&Mensagem