Sala Digital: como é o projeto inédito entre Band e Google

21 de agosto de 2024 às 09:59


Estrutura será inaugurada neste semana e pretende ser uma mistura de central de dados e estúdio, cuja função será munir todos os veículos do grupo com insights em tempo real

Usar dados da internet para definir pautas e temas de conteúdo não é novidade entre as redações e veículos jornalísticos. A Band e o Google, porém, decidiram ampliar a escala – e a profundidade – dessa utilização de informações do ambiente digital com a Sala Digital, cuja inauguração oficial acontecerá nesta quinta-feira, 22.

Jornalistas forcerão dados e informações diretamente da Sala Digital para todos os veículos do grupo (Crédito: Renato Rizzutto/Band)

De forma simplificada, o projeto permite que a Band tenha acesso mais ampliado às informações e dados do Google Trends, para que esses insights possam ser utilizados e aplicados com mais velocidade em todos os veículos do grupo: TV aberta, emissoras de rádio, canais pagos e ambientes digitais.

Construída na sede da Band, em São Paulo, a Sala Digital é composta por diversos telões cuja função é mostrar, de forma acessível e bem visual, alguns dos dados que toda a central de informações, também instalada no local, está processando. O projeto vem sendo desenvolvido entre as duas partes há mais de um ano e envolveu mais de uma centena de funcionários. Diretamente, mais de 25 pessoas atuam, de forma fixa, na Sala Digital, para prover todo o grupo de dados e informações.

Band e Google: o início da parceria

Embora a Band e o Google apresentem oficialmente a Sala Digital nesta semana, em um evento com a presença de profissionais do mercado e também de autoridades, não se pode dizer que a ideia seja algo desconhecido do público. Desde 2018, de diferentes formas, o veículo de mídia e a big tech começaram a planejar a ideia de levar os dados do Google Trends ao público de forma mais dinâmico.

Até então, esse trabalho era restrito às eleições. A Band levou para as telas os dados e insights do Google Trends na eleição presidencial de 2018 e 2022. Neste mês, já no início da nova corrida eleitoral pelas prefeituras dos municípios brasileiros, a Sala Digital já foi testada, na exibição do primeiro debate exibido pela Band.

Foram as experiências das eleições, inclusive, que levaram a Band e o Google a pensar em formas de ampliar aquela central de dados de forma perene. “Começamos uma conversa mais próxima a respeito disso em julho do ano passado, e, em janeiro deste ano, assinamos os acordos relacionados aos dados para estruturar a sala que, de fato, representa a concretização visual da ideia de trazer os dados para o centro da produção da Band”, explica André Luiz Costa, CEO da Vibra Digital, divisão de tecnologia do Grupo.

Ineditismo da Sala Digital

Embora tenha parcerias com mais de uma centena de veículos em todo o mundo, muitas delas atreladas ao desenvolvimento dos pilares de dados e aceleração digital, é a primeira que o Google leva o Trends para dentro de um veículo de comunicação, em uma esfera diferente da qual o público já conhece a ferramenta.

“Existe a ferramenta público do Google Trends, a qual todas as pessoas têm acesso, mas o que estamos fazendo aqui é ampliar o modelo para que uma granularidade maior de dados seja ofertada e para que. pela primeira vez, isso possa ser consumido e aproveitado em tempo real por uma organização jornalística”, explica Marco Tulio Pires, líder do Google News Lab no Brasil.

Do ponto de vista prático, a Sala Digital começará a ser apresentada ao público na próxima quinta-feira, 22, com entradas ao vivo. A Band escalou um trio de jornalistas que ficará responsável por fornecer, diretamente da sala, informações a respeito de notícias mais quentes ou de dados específicos. As produções da casa também poderão extrair dados ou, até mesmo, se conectar ao vivo com a Sala Digital para obter informações sobre determinado conteúdo ou temas.

Apesar de ter sido originada no período eleitoral, a proposta da Sala Digital é ter uma atuação bem abrangente. Executivos das duas empresas projetam que a estrutura pode colaborar com o desenvolvimento de novos conteúdos e de informações que atendam toda a grade, da Fórmula 1 ao MasterChef, por exemplo.

É possível, inclusive, que as ideias originem eventuais projetos comerciais. O departamento comercial da Band já tem apresentado a sala e a estrutura para alguns anunciantes e alguns esboços de possíveis projetos de conteúdo, com parcerias de marcas, começaram a ser feitos. Por enquanto, porém, nenhum formato comercial específico para a sala foi definido.

“Encontramos na Band um parceiro disposto a abrir trilhas. Temos um território inexplorado em termos de produtos, ideias e conteúdo que possam surgir a partir dessa parceria”, completa Henrique Matos, diretor de parcerias de notícias do Google na América Latina.

Fonte: Meio&Mensagem

Bárbara Sacchitiello
20 de agosto de 2024 – 7h25


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