Roblox: uma plataforma de experiências para marcas

19 de setembro de 2024 às 11:50


Mark Bambury, diretor sênior da equipe de parcerias com marcas, fala sobre a relação das marcas com a plataforma e com os desenvolvedores

Diferente do que se imagina, a plataforma imersiva de entretenimento, Roblox, que fez sucesso, principalmente, entre as crianças, durante a pandemia não surgiu em 2020. Na verdade, ela foi lançada oficialmente em 2006, pelos amigos David Baszucki e Erik Cassel, como um espaço de construção de ambientes digitais que podem ser explorados ou jogados, e seu nome veio justamente da junção das palavras “robot” e “blocks” (robô e bloco, do inglês).

Ação de divulgação da Fandango do filme Beetlejuice 2 no Roblox (Crédito: Divulgação)

Fato é que a plataforma sempre engajou bem entre o público. Apenas cinco anos após seu lançamento já havia 5,4 milhões de jogos criados pelos usuários. Porém, foi mesmo na pandemia que o Roblox explodiu. De acordo com dados oficiais, em 2020, pelo menos 20 experiências da plataforma foram jogadas mais de 1 bilhão de vezes e 5 mil delas passaram a marca do milhão.

Além disso, atualmente, a plataforma conta com 79,5 milhões de usuários ativos diários, o que representa um aumento de 21% ano a ano. Mais da metade disso, é formado pela geração Z. E o Brasil tem uma boa contribuição nesse valor, visto que entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2024, a plataforma teve um crescimento de 321% no número de usuários ativos diários no País.

Esses números e a característica de desenvolvimento da própria plataforma, então, passaram a chamar a atenção das marcas. Com isso, diversas marcas, como Lamborghini, Vans, FIFA, Givenchy e Netflix começaram a investir na criação de experiências na plataforma, aproveitando as inúmeras possibilidades de customização que ela oferece.

Mark Bambury (Crédito: Divulgação)

Em entrevista ao Meio&Mensagem, Mark Bambury, diretor sênior da equipe de parcerias com marcas de Roblox, revela qual é a relação das marcas com a plataforma e com os desenvolvedores, que a compõe.

Meio & Mensagem – Atualmente, a Roblox tem parceria com quantas marcas no Brasil e no mundo?
Mark Bambury – Em 2023, tínhamos mais de 200 marcas globalmente ativadas no Roblox. Então, há uma série de razões diferentes pelas quais as marcas vêm para o Roblox. A primeira é que, como o Roblox é uma plataforma imersiva para conexão e comunicação, as marcas reconheceram isso e começaram fazer parte. Nossos números de usuários também estão crescendo a uma taxa impressionante. Recentemente, anunciamos 79,5 milhões de usuários ativos diários, o que representa um aumento de 21% ano a ano. Só no Brasil, no primeiro trimestre, crescemos 25% ano a ano, então estamos vendo um grande crescimento de usuários, o que acho muito animador para as marcas. E o último ponto é que nosso grupo demográfico com crescimento mais rápido é o de usuários entre 17 e 24 anos. E, obviamente, esse é um grupo demográfico difícil de ser alcançado pelas marcas por meio de uma mídia tradicional, então as marcas estão sempre buscando novas maneiras de se conectar com esse público, e acredito que o Roblox é uma ótima oportunidade.

M&M – Quais são os benefícios que essas parcerias com marcas trazem para Roblox?
Bambury – Estamos procurando marcas com uma mentalidade experimental que venham à plataforma e adicionem valores. Estamos procurando marcas que entendam a comunidade e que estejam procurando aprender com a comunidade e então desempenhar um papel nela.

M&M – Em troca, quais oportunidades e ferramentas a Roblox oferece para as marcas?
Bambury – Há várias maneiras diferentes com as quais as marcas podem interagir com a plataforma. Muitas marcas começaram adicionando seus próprios itens virtuais à plataforma. Em termos gerais, em 2023, do primeiro ao terceiro trimestre, havia mais de 1,6 bilhão de itens virtuais vendidos no Roblox. As marcas também estão fazendo um trabalho incrível de integração com experiências existentes na plataforma. Por exemplo, a Visa e COI criaram uma experiência virtual para a Olimpíada. Então, há uma oportunidade para as marcas se integrarem às experiências na plataforma, tanto de desenvolvedores nativos, mas também de parceiros premium, como o COI. As marcas também começaram a criar suas próprias experiências e, no geral, estamos vendo que quando as marcas criam suas próprias experiências, os usuários passam um tempo médio de 11 minutos naquela experiência. Quando comparamos os 11 minutos com o que verá em um ambiente social, em um vídeo rápido ou algo assim, é realmente atraente para as marcas esse tempo gasto.

M&M – Quais são os critérios principais que vocês consideram ao selecionar marcas para parcerias?
Bambury – Não selecionamos marcas, as marcas geralmente vêm até nós, e estamos abertos à maioria das marcas, desde que se encaixem em nossos padrões de anúncios e diretrizes da comunidade. Então, fazemos parcerias com marcas que estão procurando aprender mais sobre Roblox, que têm essa mentalidade experimental e querem agregar valor à comunidade. Estamos animados em fazer parcerias com essas marcas.

M&M – De que forma a Roblox fomenta a sua comunidade de criadores, principalmente, criadores brasileiros?
Bambury – O Brasil foi o quarto maior mercado para desenvolvedores no Roblox no ano passado, então, estamos incrivelmente animados com essa comunidade. Em 2023, o Roblox pagou US$ 741 milhões para desenvolvedores. Essa é uma grande oportunidade para nós incentivarmos desenvolvedores e criadores a virem para a plataforma. No tópico de inteligência artificial, estamos trabalhando duro para criar mais ferramentas para os criadores encontrarem sucesso na plataforma. Queremos criar incentivos pelos quais a melhor ideia ganhe vida mais rápido em comparação com pessoas que têm habilidades técnicas, o que pode ser uma barreira para a entrada.

M&M – De que maneiras as parcerias com marcas incentivam a inovação e a criatividade dos criadores na plataforma? Como o Roblox envolve a comunidade de desenvolvedores na criação de experiências de marca?
Bambury – Qualquer marca que esteja tendo sucesso na plataforma certamente tem esse relacionamento próximo com criadores e desenvolvedores, porque eles têm o melhor entendimento de como o público trabalha e como o público quer que as marcas apareçam na plataforma. Então, sempre encorajamos as marcas a ouvir a comunidade de criadores, a ouvir os desenvolvedores, a fazer parcerias com os melhores desenvolvedores para criar experiências ou integrar experiências na plataforma. Essa é certamente uma receita importante para o sucesso.

M&M – Quais são os próximos passos da relação de Roblox com as marcas?
Bambury – Estamos animados com os testes de comércio do mundo real que realizamos. O Walmart é o exemplo mais famoso que vimos até agora em maior escala. A Elf também fez um trabalho incrível com testes de comércio do mundo real na plataforma. A Fandango, em parceria com a Warner Bros., também lançou uma nova experiência para Beetlejuice 2, na qual há a oportunidade para os usuários comprarem ingressos para o novo filme por meio dessa experiência. Estamos realmente animados com esses primeiros testes que estamos vendo na plataforma. A segunda área é o papel da inteligência artificial e ela permitirá que as marcas sejam ativadas mais rapidamente na plataforma, isso também trará muita criatividade para a plataforma das marcas.

Fonte: Meio&Mensagem

Amanda Schnaider
18 de setembro de 2024 – 7h27


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