O que os profissionais de marketing esperam dos negócios em 2025

13 de novembro de 2024 às 19:37


Relatório da Warc, Marketer’s Toolkit 2025 apontou a tensão entre social media e segurança, por exemplo, como uma das tendências para o próximo ano

A Warc apresentou, nesta terça-feira (12), o Marketer’s Toolkit 2025, que mapeia as tendências que moldarão as estratégias de marketing no próximo ano.

Segundo o documento, a melhoria das condições econômicas, a tensão entre mídia social e segurança da marca, o aumento dos consumidores que vivem estilos de vida mais solitários, a expansão do fortalecimento de marcas para englobar toda a experiência do cliente e a gestão do impacto da IA no meio ambiente são cinco tendências-chave.

A identificação das tendências no relatório baseia-se na metodologia proprietária GEISTE da Warc, que também incorpora uma pesquisa global com 1.165 executivos de marketing, entrevistas individuais com líderes de marketing em todo o mundo e análise e insights da equipe global de especialistas.

65% dos profissionais de marketing acreditam que o ambiente de negócios em 2025 será melhor que o deste ano
A indústria de marketing vê mais motivos para otimismo, com dois terços (65%) dos entrevistados na pesquisa acreditando que o ambiente de negócios em 2025 será melhor que o deste ano. Com a inflação em queda, a economia global entrando em uma nova fase e a confiança do consumidor se reconstituindo, o desafio para os profissionais de marketing é mudar a comunicação de aumentos de preços e descontos para construir ou manter o poder de precificação e mostrar por que o valor de suas marcas justifica um preço premium.

Os profissionais de marketing são aconselhados a utilizar o fortalecimento contínuo da marca para defender as estratégias de preços, evitar mudanças frequentes na publicidade, que podem confundir consumidores e desvalorizar uma marca, e se tornar a voz do cliente nas reuniões de diretoria, influenciando os 4Ps — preço, produto, promoção e ponto de venda.

US$ 3,7 trilhões estão em risco à medida que os clientes reduzem seus gastos
A crescente insatisfação global com a qualidade do atendimento ao cliente tornou-se uma questão crítica para os profissionais de marketing. A lacuna entre a promessa da marca e a experiência real do cliente está se ampliando, com as marcas enfrentando jornadas de clientes complexas, cortes de custos e pressões sobre as margens. Um impressionante valor de US$ 3,7 trilhões está em risco devido à redução de gastos ou trocas de marcas pelos clientes após experiências ruins.

De acordo com a pesquisa do Marketer’s Toolkit, a maioria dos profissionais de marketing de marcas gerencia diretamente apenas dois elementos da experiência do cliente: o design do site e/ou aplicativo e a medição da satisfação do cliente. Recomenda-se que as marcas adaptem suas estratégias para alinhar melhor a promessa ao cliente e a experiência, aumentando a memorabilidade e a distinção em pontos de contato críticos com o cliente (apps, sites, pontos de venda), e constantemente testem, aprendam e ouçam feedbacks.

40% dos anunciantes esperam que a segurança da marca tenha um “impacto significativo” em suas estratégias
Apesar das preocupações persistentes sobre o discurso de ódio e a desinformação, as grandes plataformas de tecnologia são vistas como indispensáveis para os planos de marketing de muitas marcas, absorvendo uma parcela maior dos orçamentos de anúncios. A WARC Media prevê que a Alphabet, a Amazon e a Meta responderão por 44% de todos os gastos globais com anúncios este ano.

40% dos respondentes da pesquisa do Toolkit esperam que a segurança da marca tenha um “impacto significativo” em sua estratégia de marketing nos próximos 12 meses, um aumento de 10 pontos percentuais em três anos, ainda que apenas 8% planejem reduzir ou cortar seu investimento em mídia social.

As preocupações persistem em relação à web aberta, ao aumento de sites gerados por IA feitos exclusivamente para publicidade (MFA) e aos mais de US$ 80 bilhões anuais perdidos globalmente devido à fraude publicitária, de acordo com a Jupiter Research.

32% dos profissionais de marketing vê preocupações com sustentabilidade da IA
A inteligência artificial está revolucionando a indústria publicitária, mas a promessa exponencial dessa tecnologia vem acompanhada de um consumo de energia insaciável.

Poucos profissionais de marketing estão focados na interseção entre IA, compra de mídia e sustentabilidade. É fundamental que marcas e agências incorporem a sustentabilidade em seus planos de IA, estabelecendo estruturas sustentáveis robustas.

Pesquisas mostram que gerar uma única imagem com um modelo de IA avançado consome tanta energia quanto carregar um smartphone – entre 5 g e 10 g de emissões de CO₂. Uma campanha típica gera emissões equivalentes às de sete pessoas em um ano.

68% dos profissionais de marketing não estão aproveitando o público solitário
O número de pessoas que vivem sozinhas tem crescido de forma constante nas últimas décadas. Em 2023, havia cerca de 484 milhões de domicílios de uma só pessoa em todo o mundo, representando um quinto de todos os lares. Esse número deve crescer 48% até 2040, superando a taxa de crescimento de todos os outros tipos de domicílio. Vivendo estilos de vida mais solitários, esses consumidores estão se tornando cada vez mais “atomizados” ao fazer compras, comer e se entreter sozinhos.

No entanto, relativamente poucos profissionais de marketing parecem direcionar produtos ou serviços para esse segmento, ou mesmo comunicar-se com a ressonância emocional adequada para estabelecer uma conexão com esse público.

As marcas têm uma oportunidade real de direcionar produtos e serviços para esse público, atendendo às suas necessidades específicas e reduzindo o “custo” de ser uma pessoa solteira, de modo a fazê-los sentir-se valorizados.

Fonte: Propmark

12 de Novembro de 2024


X