Nove ferramentas de inteligência artificial que as agências estão usando

27 de setembro de 2024 às 19:59


De avatares realistas a assistentes de textos, as agências estão se voltando à inteligência artificial (IA) para diversas necessidades

Por Ewan Larkin, do Ad Age

Ferramentas que transformam textos em imagens e que produzem avatares (Crédito: sikov/adobestock)

De avatares realistas a assistentes de textos, as agências estão se voltando à inteligência artificial (IA) para diversas necessidades.

Veja a seguir nove ferramentas que as agências estão experimentando hoje:

Captions

Startup apoiada pelo ator e músico Jared Leto e pela Index Ventures, a Captions permite que usuários criem e alterem vídeos. A VML tem explorado a habilidade da ferramenta em criar vídeos que parecem ter sido feitos por influenciadores, conta Brian Yamada, chief innovation officer da agência do grupo WPP.

HeyGen

A agência independente de mídia Noble People está testando a HeyGen, startup de IA que viabiliza a criação de avatares realistas que podem falar e traduzir suas palavras em diferentes idiomas. A empresa é avaliada em US$ 500 milhões e, recentemente, recebeu uma rodada de investimentos de US$ 60 milhões.

O recurso é utilizado pela Noble People para inserir voz em vídeos, por exemplo.

Hugging Face

Várias agências, como Goodby Silverstein & Partners e McKinney, estão utilizando o Hugging Face, que concentra modelos open source, como o Llama 2, da Meta, e Stable Diffusion, da Stability AI.

Nextatlas

A Weber Shandwick, do IPG, concedeu aos funcionários o acesso à Nextatlas, ferramenta de mapeamento de tendências e consumer insights. Segundo Michael Connery, vice-presidente de estratégia de IA da Weber Shandwick Futures, esse é um grande recurso para que os times confiram o teor cultural de campanhas ou encontrem inspiração quando fazem brainstorming para encontrar novas oportunidades”.

Recentemente, a Nextatlas estreou a Generate Suite, assistente de pesquisa alimentada por IA. O Omnicom e a Accenture também utilizam a ferramenta, segundo a empresa, que também trabalha com clientes como Barilla, Mondelez e Stellantis.

Perplexity

Uma das entrantes mais estabelecidas da lista, a Perplexity é uma plataforma de busca que agências, como Bandits & Friends e FCB, têm utilizado para desenhar estratégias e complementar pesquisas.

“A ferramenta resume dados e oferece respostas rápidas e relevantes com base em diferentes fontes. É ótimo para a estratégia e para a criatividade”, diz Andrés Ordóñez, chief creative officer (CCO) da FCB.

Em junho, a Perplexity nomeou a UM, do IPG, como sua primeria agência de mídia. A empresa acabou de lançar uma campanha com a temática do futebol, veiculada no Monday Night Football.

Stable Diffusion

Sediada em Madri, na Espanha, a SpecialGuestX está utilizando a Stable Diffusion, que converte texto em imagem. Já a RPA recorreu à ferramenta para trabalhar em uma campanha para a Honda, que incluiu uma peça intitulada “Prompted by Dreams”.

Tactlq

Tomar notas durante as reuniões pode ser uma tarefa tediosa. A Convicts então passou a utilizar o Tacqtic para facilitar o processo, o que provocou uma diferença notável no gerenciamento do que foi discutido nas reuniões.

Wordtune

O Wordtune é uma ferramenta de edição que identifica o estilo dos textos das pessoas e, a partir disso, faz sugestões de acordo a fim de aprimorar o material. O app chamou a atenção da SuperHeroes, agência de Nova York.

Writer

Os funcionários da Accenture Song estão utilizando ferramentas do Writer, startup que desenvolve produtos de texto criativos. Em setembro, a Accenture investiu na plataforma, mas os termos do acordo não foram divulgados.

Um dos recursos da ferramenta, Palmyra-Vision, analisa e gera texto a partir de imagens, incluindo gráficos e tabelas.

Fonte: Meio&Mensagem

25 de setembro de 2024 – 6h00


X