Marcas sofrem boicotes de 6 em cada 10 consumidores no Brasil
6 de novembro de 2024 às 14:37
Entre os motivos, estão episódios de desrespeito ou discriminação, incluindo racismo, homofobia e preconceitos.
O posicionamento de marcas ou mesmo dos executivos ligados a elas nunca teve tanto impacto no comportamento do consumidor. Nos dois últimos anos, 47% dos brasileiros deixaram de comprar produtos ou serviços de empresas que se viram envolvidas em episódios de desrespeito ou discriminação, incluindo racismo, homofobia, preconceitos e desrespeito com seus funcionários. Quando se juntam a isso boicotes gerados por questões relacionadas a compliance ou posicionamentos políticos, esse percentual sobe para 59%. Os dados são da pesquisa “Reputação das marcas: o que move o comportamento dos brasileiros”, realizada pela Nexus.
“Significa dizer que 6 em cada 10 consumidores já retaliaram marcas, deixando de consumir produtos ou serviços, por conta de erros cometidos por executivos ou mesmo pelas próprias empresas. Pode ter sido uma declaração infeliz, um post equivocado nas redes sociais“, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, da FSB Holding. “Isso mostra o quanto a reputação de marcas e empresas precisa ser cuidada todos os dias, com planejamento e coerência. Caso contrário, o impacto no caixa da organização pode ser brutal”, prossegue o executivo.
Em segundo lugar no ranking dos motivos que provocam boicotes a produtos ou serviços aparecem acusações de corrupção e fraude (42%), seguidas por impacto ambiental negativo (32%), ter executivos com visões políticas diferentes do consumidor (26%) e a empresa ser de outra nacionalidade que não a brasileira (21%).
No total, a pesquisa questionou os entrevistados sobre terem ou não boicotado marcas segundo uma lista de 10 motivos com respostas de sim ou não para cada um. No gráfico abaixo, alguns deles foram reunidos em cinco macrocategorias.
Fonte.: de Redação