Marcas apostam em TV Conectada para conquistar audiência nas Olimpíadas
19 de julho de 2024 às 16:39
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão chegando junto com uma oportunidade de ouro para as marcas que buscam subir ao pódio e se destacar no competitivo mundo da publicidade e do marketing digital. Nesta edição dos jogos, a TV conectada (CTV) ganhará os holofotes graças à sua grande diversificação de conteúdo e multiplicidade de acessos pelos usuários a uma ampla variedade de opções, de programas de TV tradicionais até vídeos do YouTube.
De acordo com a prefeitura parisiense, cerca de 15,3 milhões de participantes devem estar na capital francesa entre 26 de julho e 11 de agosto, o que significa um público recorde em comparação com outros jogos. Milhões de espectadores em todo o mundo estarão sintonizados na transmissão de 48 modalidades e 32 esportes por meio de plataformas digitais. Pesquisas indicam o quanto a TV conectada pode impactar o consumo de brasileiros.
Segundo um estudo realizado pela Comscore e patrocinado por Kivi, de outubro de 2023, 33% dos conterrâneos buscam informações online sobre a publicidade vista em CTV, 36% dizem que aprendem sobre novos produtos e, o mais importante, 15% afirmam que compram um produto logo após ter visto um anúncio neste tipo de plataforma digital. Dessa forma, as Olimpíadas podem ser o momento perfeito para as marcas alcançarem seus espectadores com anúncios épicos e vantagens oferecidas por ferramentas em TV conectada que possuem recursos avançados de segmentação e medição.
Empresa global líder na América Latina e pioneira em soluções para campanhas de vídeo com foco em TV conectada (CTV), a Kivi explica abaixo as diferenças entre a TV tradicional e o streaming em termos de alcance e eficácia e como as marcas podem alavancar os anúncios de CTV durante este megaevento esportivo.
TV tradicional contra streaming: uma mudança de jogo
A televisão tradicional tem sido a rainha das transmissões ao vivo de eventos esportivos. No entanto, o boom do streaming mudou as regras do jogo. Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 tiveram uma audiência global de 3,05 bilhões de pessoas e o consumo de vídeo digital aumentou 139% em comparação com as Olimpíadas do Rio 2016, marcando o maior passo até agora na transformação digital do megaevento.
Mas quais são as diferenças entre as duas plataformas e como isso impacta a forma como os usuários consomem entretenimento? Aqui estão alguns exemplos:
Alcance e público
- TV tradicional: oferece grande alcance, mas nem sempre permite uma segmentação precisa do público.
- CTV: permite alcançar um público global com a capacidade de segmentar anúncios com base em dados demográficos, interesses e comportamentos.
Interatividade e personalização
- TV tradicional: os anúncios são geralmente os mesmos para todos os espectadores e têm pouca ou nenhuma interatividade.
- CTV: os anúncios podem ser interativos e personalizados, aumentando o engajamento do espectador.
Medição e análise
- TV tradicional: as métricas são limitadas e imprecisas.
- CTV: oferece métricas detalhadas e em tempo real, permitindo que as marcas ajustem suas estratégias na hora.
Oportunidades nos Jogos Olímpicos Paris 2024
As Olimpíadas sempre foram um evento importante para as marcas, porque quase três quartos dos consumidores adultos em todo o mundo acompanham o evento. De acordo com informações coletadas pela YouGov Surveys em 17 mercados internacionais, o consumo de jogos via streaming está se aproximando rapidamente da TV tradicional, que tem 45,8% do mercado.
A análise em tempo real é crucial, pois as marcas podem monitorar o desempenho de seus anúncios em tempo real e fazer ajustes instantâneos para otimizar seu impacto. Por isso, aproveitar as vantagens oferecidas pela tecnologia Track TV pode ajudar as marcas a atingir seus objetivos comerciais por meio de opções de segmentação personalizadas que, além de informações demográficas e geolocalizações detalhadas, fornecem contexto e retargeting, atingindo assim o público e o tempo certos.
Um exemplo básico pode ser uma marca esportiva em que os anúncios são segmentados para espectadores que comumente assistem a conteúdo esportivo ou que têm interesse em esportes olímpicos. Eles também podem apelar para experiências interativas, já que os anúncios em CTV podem ser interativos, permitindo que os espectadores participem de pesquisas, baixem cupons ou visitem sites diretamente de seus dispositivos.
Com sua capacidade de fornecer anúncios direcionados, interativos e mensuráveis, Kivi está transformando os anúncios em CTV e a maneira como as marcas se conectam com o público durante eventos massivos. Desse modo, as marcas podem garantir que suas mensagens não apenas alcancem o público certo, mas também ressoem de forma significativa e eficaz.
Fonte: ADNews
16 de julho de 2024