Google movimenta R$ 188 bi na economia brasileira e anuncia novidades

12 de junho de 2024 às 18:07


Novos recursos englobam inteligência artificial, projetos sociais, potencialização de PMEs e privacidade de dados

O Google realizou a sexta edição do Google for Brasil e anunciou novidades em produtos, serviços e parcerias, além de destacar dados sobre o impacto econômico e social no país.

Ao longo do evento, a empresa revelou que 46% dos brasileiros já testaram ferramentas que contêm inteligência artificial nos últimos 12 meses. Além disso, segundo dados do Google Trends, nos últimos 12 meses a busca pelo termo “Como usar a inteligência artificial” teve um crescimento de 900% e “Como ganhar dinheiro com IA”, 340%.

“Nosso foco é estar a frente do desenvolvimento da IA em todas as suas capacidades e construí-la em benefício da sociedade”, apontou James Manyika, VP sênior de pesquisa, tecnologia e sociedade do Google.

Entre as novidades apresentadas, está o Green Light, iniciativa do Google Research que une IA e tendências de tráfego do Google Maps, visa a otimizar semáforos nas cidades e auxiliar na redução de emissões de carbono nos cruzamentos.

O projeto está em operação em 14 cidades em todo o mundo e, segundo dados iniciais, há um potencial de redução de paradas de veículos em até 30% e as emissões nos cruzamentos em até 10%.

O Rio de Janeiro é a primeira cidade da América Latina a participar da iniciativa e já recebeu recomendações que impactam mais de 4 milhões de veículos por mês. O projeto está em expansão para a cidade de Campinas, em São Paulo.

Investimento em projetos sociais
O Google anunciou que movimentou mais de R$ 188 bilhões na economia brasileira, em 2023, por meio das plataformas Busca, Google Ads, Google AdSense, Google Play, Google Cloud e YouTube.

“Em 2023, as plataformas do Google — incluindo buscas, parte de anúncios, ad senses, Google Cloud, Google Pay e YouTube — movimentaram mais de R$ 188 bilhões de reais para a economia brasileira. Isso tudo não é um negócio do Google, mas sim um negócio que funciona porque as pessoas se unem a nós para fazer isso acontecer”, afirmou Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

A análise considera os benefícios financeiros e produtivos que as ferramentas do Google proporcionam às empresas brasileiras. Nesse número, é incluído o retorno de investimento gerado aos anunciantes ao fazer campanhas de publicidade em plataformas do Google, a receita compartilhada pela companhia com editores, desenvolvedores e criadores de conteúdo e economia de custos e ganho de receita pelas empresas brasileiras a partir do uso da nuvem.

A companhia também anunciou que investiu em mais de 20 projetos sociais, que beneficiam cerca de 160 mil pessoas de 143 cidades em 19 estados do Brasil. O Google afirmou que, a partir de 2024, o processo de seleção de novos projetos será recorrente e qualquer instituição pode se inscrever pelo site.

Durante o evento, o Google anunciou a chegada de dois cursos em português na biblioteca de treinamentos dos certificados de carreira do Google: cibersegurança e fundamentos em IA. Os cursos foram criados pelo Google e estão hospedados na plataforma Coursera, e somam mais de 800 horas de aulas com certificação.

Potencialização de pequenas e médias empresas na Busca e Google Maps
Uma série de novos recursos e parcerias para otimizar a experiência de pequenas e médias empresas (PMEs) na Busca e no Google Maps está chegando ao Google.

A primeira funcionalidade anunciada permite que restaurantes e bares digitalizem os cardápios diretamente do perfil da empresa. A inteligência artificial transformará a foto do cardápio em um menu digital completo, que aparecerá na seção “cardápio” na Busca e no Google Maps. O recurso já está sendo implementado no Brasil, um dos primeiros países a receber a nova função.

A companhia também permitirá a integração de perfis em redes sociais diretamente no perfil da empresa no Google, exibindo as últimas postagens em um painel abaixo das informações do negócio.

Além disso, profissionais da saúde e beleza poderão se conectar com clientes em potencial de forma mais rápida. O Google passou a disponibilizar a função de agendamento de horários em salões de beleza, consultas médicas e exames por meio de outras plataformas diretamente no perfil da empresa.

As pequenas e médias empresas também poderão escolher o canal de mensagens preferido, seja via mensagens de texto ou WhatsApp, e disponibilizá-lo na Busca e no Maps.

O Google anunciou uma parceria com a Embratur que consiste na criação de listas com sugestões de lugares para visitar em cidades turísticas. A função já está disponível para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e aparece junto às informações da cidade quando as pessoas buscam por ela.

Remoção de informações pessoais
Um novo recurso ajudará as pessoas em relação ao controle de informações pessoais, privacidade e segurança. A ferramenta “Privacidade nos resultados sobre você” foi lançada no Brasil e permite que as pessoas encontrem e removam resultados disponíveis na Busca do Google que contenham informações sensíveis, como endereço, telefone, e-mail, entre outros. A solicitação de remoção dos resultados pode ser feita pelo aplicativo e o Google notificará quando houver resultados correspondentes na Busca.

O Google também anunciou que o Brasil será um dos primeiros países a ter a ferramenta ampliada para documentos de identificação como CPF, carteira de habilitação e passaporte, ainda neste ano.

Modo “ladrão”
Outra novidade visando a segurança da população foram as ferramentas antifurto para celulares que operam com Android.  

Com o Brasil sendo o pioneiro nos testes, a iniciativa inclui tecnologia baseada em inteligência artificial (IA) que usa sinais para identificar quando um celular é furtado, levando ao bloqueio automático da tela do aparelho e evitando o acesso indevido a arquivos e aplicativos.

Além disso, com o objetivo de combater tentativas de golpes e fraudes por meio de aplicativos, a empresa também anunciou que celulares Android no Brasil serão incluídos em um novo programa piloto que inclui uma versão aprimorada do Google Play Protect.

A ferramenta de segurança, que verifica apps em busca de vulnerabilidades e ameaças, agora passará a bloquear a instalação de aplicativos baixados de fontes alternativas e que exijam acesso a dados pessoais.

As soluções, ainda em fase de testes, poderão ser habilitadas pelos usuários de celulares Android (versão 10 ou superior) a partir de julho.

Fonte: Propmark


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